Oreo,

Fran Ross

Um dos únicos livros satíricos escritos por uma mulher negra, este clássico apresenta uma releitura bem-humorada do mito de Teseu

O livro

Criada pelos avós maternos na Filadélfia, Oreo é uma menina precoce e sagaz — filha de uma mãe negra que viaja com uma trupe teatral e de um pai judeu que sumiu quando ela era criança. Conhecemos suas histórias com a avó cozinheira de mão-cheia, o avô antissemita e paralisado, o irmão Jimmie C. e os tutores que lhe ensinam linguística, cálculo e história. Quando Oreo descobre que o pai deixou um bilhete com pistas para que, uma vez madura, ela o procurasse em Manhattan caso quisesse descobrir “o segredo de seu nascimento”, a menina não vê alternativa além de ir embora da Filadélfia rumo a Nova York. E assim se inicia a jornada dessa heroína, com desafios cada vez mais absurdos.

Por que publicamos

Esta é uma obra absolutamente inovadora. Não por menos, as discussões aqui propostas cabem perfeitamente em nosso tempo: identidade racial e cultural, racismo, feminismo e antissemitismo.

A autora

Fran Ross (1935-1985) nasceu na Filadélfia (EUA). Estudou teatro e jornalismo e trabalhou como editora, repórter e roteirista. OREO foi seu único livro publicado.

GÊNERO Ficção estrangeira
TRADUÇÃO Heloísa Mourão
CAPA Julia Custodio
FORMATO 13,5 × 20,8 × 1,5 cm
PÁGINAS 264 PESO 0,340 kg
ISBN 978-65-5692-635-3
ANO DE LANÇAMENTO 2024

O que estão falando sobre o livro

“Oreo tem humor e imaginação de sobra. É um voo sem escalas para um tipo específico de prazer literário. Pode ter sido publicado há mais de quarenta anos, mas seu tempo é agora.”
The New York Times

doo.is