
Prêmio todavia
reportagem Histórias reais para tempos irreaisO prêmio
O poder da verdade.
Nossa época — talvez como nenhuma outra — tem embaralhado as fronteiras entre o real e o imaginário. Entre a verdade e a mentira. Entre o que se viu e o que se ouviu. Essa fluidez entre o que é fato e ficção tem consequências imprevistas em nossas vidas e em nossa sociedade.
Ver, escutar, inquirir e buscar a verdade nunca foi tão necessário e urgente. Documentar, com estilo e argúcia, é tarefa essencial para restaurar a realidade. E ampliar nosso entendimento do que vem acontecendo no mundo. O prêmio todavia de não ficção - ano 2 propõe a produção de reportagens que iluminem fatos, eventos e questões da nossa vida social, cultural e política. Textos que, firmemente ancorados na apuração rigorosa, na pesquisa profunda e na escrita consistente e energética, nos ajudem a conhecer novas histórias. Histórias reais.
Quero me inscrever
encerramento das inscrições
divulgação do vencedor
jurados

Alcino Leite Neto
Jornalista. Editor-executivo da piauí. Foi editor da "Ilustrada" e de cadernos especiais na Folha de S. Paulo, e correspondente do jornal em Paris.

Bruno Paes Manso
Jornalista, pesquisador da USP e autor dos livros A guerra e A república das milícias, publicados pela Todavia.

josélia aguiar
Jornalista, é autora da biografia de Jorge Amado (publicada pela Todavia) e diretora da Biblioteca Mário de Andrade. Foi curadora da Flip em 2017 e 2018.

bianca santana
Jornalista, é colunista do UOL e da Gama. Pesquisa memória e a escrita de mulheres negras. É autora de Quando me descobri negra.

quer saber mais?
Sim. Conforme consta no regulamento, todos os autores do projeto devem ter seus próprios pseudônimos. Portanto, se forem dois autores, serão dois pseudônimos.
Não. Somente a ficha de inscrição deverá ser preenchida com dados verdadeiros. O pseudônimo deverá ser adotado no campo “pseudônimo” e no manuscrito. Por favor, atente para que o manuscrito não contenha dados que identifiquem a/o inscrita/o.
O mínimo aceito é o de 160 mil caracteres com espaço. Não estipulamos o máximo.
A Todavia entrará em contato apenas com o vencedor. Não haverá comentários sobre os projetos não escolhidos. O resultado final será divulgado em outubro de 2021 no site e nas redes sociais da editora.
Sim, pessoas de qualquer área (com ou sem formação acadêmica) poderão submeter seus trabalhos, desde que atendam às regras do regulamento.
Você receberá um e-mail automático da plataforma confirmando o recebimento. Fique atento: caso não esteja na sua caixa de entrada, olhe o spam.
Não. Mas seria uma gentileza se você pudesse nos avisar.
Envie um email para premio@todavialivros.com.br com seus novos dados.
Não. Todos os projetos devem ser enviados via PDF por meio do formulário do site do Prêmio. Não aceitaremos envio de manuscritos impressos via Correios.
Sim.
premio@todavialivros.com.br
