Iniciação à literatura brasileira,

Antonio Candido

A célebre concepção de literatura do autor em um resumo da produção do país

O livro

Escrito em 1987, foi concebido como um resumo da produção literária do país, tendo como público-alvo leitores estrangeiros. Tratava-se de um capítulo de uma obra coletiva a respeito do Brasil que seria publicada na Itália. Mas a obra coletiva não veio à luz e, passados dez anos, o crítico lançou o texto como publicação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP). O livro é composto de três partes: “Manifestações literárias”, “A configuração do sistema literário” e “O sistema literário consolidado”. Os títulos deixam ver a célebre concepção de literatura de Antonio Candido como um sistema erigido sobre o tripé autor, obra e público, constituindo uma tradição literária.

Por que publicamos

Neste pequeno volume, o autor sintetiza vasto conhecimento em parágrafos extremamente concisos, resultado da ação do tempo em sua sensibilidade e erudição.

O autor

Antonio Candido de Mello e Souza nasceu no Rio de Janeiro, em 1918. Crítico literário, sociólogo, professor, mas sobretudo um intérprete do Brasil, foi um dos mais importantes intelectuais brasileiros. Morreu em 2017, em São Paulo.

GÊNERO Não ficção estrangeira
CAPA Oga Mendonça
FORMATO 13,5 × 20,8 × 1,0 cm
PÁGINAS 112 PESO 0,165 kg
ISBN 978-65-5692-410-6
ANO DE LANÇAMENTO 2023
doo.is