A educação pela noite,

Antonio Candido

Reunião de ensaios sobre nomes como Lima Barreto, Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes

O livro

Este livro traz um dos ensaios de maior circulação da obra de Antonio Candido: “Literatura e subdesenvolvimento”. Publicado pela primeira vez em francês, em 1970, é um texto de vasto alcance que situa a produção literária brasileira em relação à tradição latino-americana e aprofunda um tema central para o crítico: a questão da dependência em relação às culturas europeias. As obras de Álvares de Azevedo, Lima Barreto e Carlos Drummond de Andrade são também objeto deste livro, ao lado de leituras da obra de críticos literários, como Sílvio Romero e Sérgio Milliet, e também análises mais abrangentes, como o igualmente clássico “A Revolução de 1930 e a cultura”.

Por que publicamos

Começando por Álvares de Azevedo, esta reunião de ensaios vai desde um olhar sobre os jovens do “realismo poético”, a ensaios sobre os escritos pessoais de Lima Barreto, à poesia de cunho pessoal de Drummond, Murilo Mendes e Pedro Nava, além de textos sobre críticos e sobre a nossa recente ficção.

O autor

Antonio Candido de Mello e Souza nasceu no Rio de Janeiro, em 1918. Crítico literário, sociólogo, professor, mas sobretudo um intérprete do Brasil, foi um dos mais importantes intelectuais brasileiros. Morreu em 2017, em São Paulo.

GÊNERO Ensaios literários
CAPA Oga Mendonça
FORMATO 13,5 × 20,8 × 1,8 cm
PÁGINAS 304 PESO 0,390 kg
ISBN 978-65-5692-526-4
ANO DE LANÇAMENTO 2023
doo.is