Literatura e sociedade,

Antonio Candido

Textos que formulam com clareza inédita a tarefa da crítica

O livro

“O externo se torna interno e a crítica deixa de ser sociológica, para ser apenas crítica.” Poucas frases condensam de forma tão contundente o problema fundamental da crítica literária quanto essa de “Crítica e sociologia”, ensaio que abre este livro. Publicado originalmente em 1965, ele reúne alguns textos clássicos na trajetória do autor, como “A literatura na evolução de uma comunidade”, sobre a cidade de São Paulo entre o século XVIII e o Modernismo, e “Literatura e cultura de 1900 a 1945”, uma síntese admirável sobre a cultura brasileira na primeira metade do século XX, e que também revela uma das chaves do pensamento do autor: a dialética entre cosmopolitismo e localismo.

Por que publicamos

Em conjunto, os textos aqui reunidos formulam com clareza inédita a tarefa da crítica: entender como a realidade social se transforma em componente da estrutura literária.

O autor

Antonio Candido de Mello e Souza nasceu no Rio de Janeiro, em 1918. Crítico literário, sociólogo, professor, mas sobretudo um intérprete do Brasil, foi um dos mais importantes intelectuais brasileiros. Morreu em 2017, em São Paulo.

GÊNERO Não ficção brasileira
CAPA Oga Mendonça
FORMATO 13,5 × 20,8 × 1,4 cm
PÁGINAS 232 PESO 0,305 kg
ISBN 978-65-5692-409-0
ANO DE LANÇAMENTO 2023
doo.is