Um funcionário da monarquia,

Antonio Candido

Uma biografia que ajuda a compreender a formação da classe média brasileira do século XIX

O livro

UM FUNCIONÁRIO NA MONARQUIA conta a história de um burocrata de origem social modesta cujo êxito foi devido à competência e à estrita vocação administrativa que o fizeram entrar em choque com os senhores da política, quando tentou substituir, no serviço público, o pistolão e o compadrio por concursos que gerassem carreiras escalonadas segundo o mérito, etapa por etapa. Antonio Candido quis mostrar neste livro, como é possível dar uma ideia do que eram certos aspectos do Brasil monárquico a partir não dos grandes personagens, em geral objeto da atenção dos historiadores, mas dos secundários.

Por que publicamos

Com minucioso rigor documental, esta biografia ajuda a compreender a formação da classe média brasileira do século XIX por caminhos inusuais: a trajetória de um funcionário de segundo escalão, que soube construir um perfil social adequado às expectativas de um estrato a que não pertencia de início.

O autor

Antonio Candido de Mello e Souza nasceu no Rio de Janeiro, em 1918. Crítico literário, sociólogo, professor, mas sobretudo um intérprete do Brasil, foi um dos mais importantes intelectuais brasileiros. Morreu em 2017, em São Paulo.

GÊNERO Não ficção brasileira
CAPA Oga Mendonça
FORMATO 13,5 × 20,8 × 1,0 cm
PÁGINAS 160 PESO 0,220 kg
ISBN 978-65-5692-489-2
ANO DE LANÇAMENTO 2023
doo.is