Os parceiros do Rio Bonito,

Antonio Candido

Um exame dos processos de obtenção dos meios de vida do caipira paulista

O livro

OS PARCEIROS DO RIO BONITO, publicado em 1964, tem como origem a tese de doutorado em ciências sociais do autor, defendida dez anos antes na Universidade de São Paulo. O livro examina os processos de obtenção dos meios de vida do caipira paulista. Por meio de relatos de viajantes e depoimentos de idosos, o autor acessou o “tempo dos antigos”, reconstruindo a sociedade caipira tradicional, caracterizada pela reciprocidade estabelecida por meio de trocas alimentares, do mutirão, do folclore e das festas religiosas. A etnografia nos aproxima da vida cotidiana de pessoas com quem o pesquisador conviveu na fazenda Bela Aliança, em Bofete, no fim da década de 1940 e meados da seguinte.

Por que publicamos

A clareza e o estilo literário da argumentação de Antonio Candido recuperam a tradição do ensaio histórico-sociológico brasileiro, em diálogo sobretudo com a obra de Sérgio Buarque de Holanda.

O autor

Antonio Candido de Mello e Souza nasceu no Rio de Janeiro, em 1918. Crítico literário, sociólogo, professor, mas sobretudo um intérprete do Brasil, foi um dos mais importantes intelectuais brasileiros. Morreu em 2017, em São Paulo.

GÊNERO Não ficção brasileira
CAPA Oga Mendonça
FORMATO 13,5 × 20,8 × 2,1 cm
PÁGINAS 376 PESO 0,475 kg
ISBN 978-65-5692-406-9
ANO DE LANÇAMENTO 2023
doo.is