O discurso e a cidade,

Antonio Candido

Uma célebre reunião de ensaios por um dos intelectuais mais importantes do Brasil

O livro

De 1993, esta é uma reunião de ensaios dividida em três partes. A primeira, que dá nome ao livro, discute a estruturação da obra literária a partir da correlação entre os estímulos externos e a montagem específica do texto. São ensaios sobre Émile Zola, Aluísio Azevedo e Manuel Antônio de Almeida. A segunda parte, “Quatro esperas”, põe em relação a obra do poeta Konstantinos Kaváfis e dos ficcionistas Franz Kafka, Dino Buzzatti e Julien Gracq. Já na terceira parte, “Fora do esquadro”, estão leituras mais recentes, em que o autor discute poemas pouco conhecidos de Sousa Caldas, Bernardo Guimarães e Fontoura Xavier, além de “Louvação da tarde”, de Mário de Andrade.

Por que publicamos

Uma célebre reunião de textos que condensa, entre outros, “Dialética da malandragem” e “De cortiço a cortiço”, que certamente estão entre os melhores ensaios já escritos em nossa língua.

O autor

Antonio Candido de Mello e Souza nasceu no Rio de Janeiro, em 1918. Crítico literário, sociólogo, professor, mas sobretudo um intérprete do Brasil, foi um dos mais importantes intelectuais brasileiros. Morreu em 2017, em São Paulo.

GÊNERO Não ficção brasileira
CAPA Oga Mendonça
FORMATO 13,5 × 20,8 × 1,9 cm
PÁGINAS 328 PESO 0,415 kg
ISBN 978-65-5692-407-6
ANO DE LANÇAMENTO 2023
doo.is