Incidentes na vida de uma menina escrava
Harriet Ann Jacobs

GÊNERO: Narrativa de escravizado / 304 páginas

Ensino Médio / CÓDIGO 0533L21613

TEMAS: O jovem no mundo do trabalho / a vulnerabilidade dos jovens / bullying e respeito à diferença / diálogo com a sociologia

Um dos mais poderosos relatos sobre o período da escravidão norte-americana, esta é a história de uma mulher em busca de sua identidade, sua sobrevivência e sua liberdade.

O livro

Essa narrativa, marcada por variadas formas de violência e desumanização, inerentes a um meio que experimenta a escravatura como regime, afeta os leitores por seu caráter documental que beira a ficção. A obra foi publicada como um alerta e uma denúncia da situação dos escravizados norte-americanos, mostrando sem disfarces a crueldade e as condições às quais os negros estavam submetidos.

CÓDIGO 0533L21613

A autora

Harriet Ann Jacobs nasceu em 1813, no estado da Carolina do Norte, e boa parte de sua história pode ser encontrada em Incidentes na vida de uma menina escrava, o livro que ela achou justo escrever: não para obter compaixão por seu sofrimento, mas para “despertar nas mulheres do norte a consciência da condição de 2 milhões de mulheres no Sul, ainda em cativeiro” (p. 10). O relato autobiográfico de Harriet, escrito ao longo de vários anos, foi publicado em 1861, quando ainda vigorava o regime escravocrata nos Estados Unidos da América. Harriet morreu em 1897, em Washington, DC.

Leia um trecho do livro e o paratexto para estudantes

Vídeo para o professor

Vídeo para o aluno

Conheça também

Um outro Brooklyn

Jacqueline Woodson

O apanhador no campo de centeio

J. D. Salinger

Incidentes na vida de uma menina escrava

Harriet Ann Jacobs

Torto arado

Itamar Vieira Junior

A mercadoria mais preciosa

Jean-Claude Grumberg

Cartas a uma negra

Françoise Ega

doo.is