A mercadoria mais preciosa
Jean-Claude Grumberg
Gênero: Conto / 80 páginas
Ensino Médio / CÓDIGO 0527L21609
TEMAS: Ficção, mistério e fantasia / preconceito e respeito à diferença / diálogos com a história e a filosofia
Uma família de ingênuos lenhadores observa diariamente a passagem de um comboio carregado de gente, até que alguém joga pela janela, direto na neve, um bebê. Um conto admirável e ao mesmo tempo perturbador sobre os horrores da Segunda Guerra Mundial e sobre a potência do amor.
O livro
Um casal de lenhadores observa, diariamente, comboios atulhados de gente passarem diante de seus olhos. Ingênua, a mulher sempre espera por um aceno ou mesmo um presente. “Para onde vão essas pessoas?”, ela se pergunta. Até que alguém joga o presente que ela jamais pensou receber: um bebê. Neste breve relato, o autor, à maneira das fábulas, fala de um dos capítulos mais tenebrosos da história da humanidade: a deportação de milhões de judeus para os campos de concentração nazistas.
O autor
Jean-Claude Grumberg nasceu em Paris, em 1939. Começou no teatro como ator e foi premiado pelo seu trabalho como dramaturgo, o qual compreende mais de trinta peças, tendo recebido, várias vezes, o Prêmio Molière, o Prêmio Ibsen e o Prêmio da Academia Francesa, entre outros. Dedicou-se também à literatura voltada para crianças e adaptou para serem encenados no teatro contos de fada tradicionais. Como roteirista para cinema e televisão, trabalhou com cineastas do calibre de François Truffaut, em O último metrô, e Costa Gavras, em Amen.