Vista chinesa,

Tatiana Salem Levy

A história de uma mulher e de uma cidade que foram violentadas

O livro

Estamos em 2014. Euforia no Brasil e especialmente na cidade do Rio de Janeiro. Copa do Mundo prestes a acontecer, Olimpíadas de 2016 à vista. Tempo de esperança e construção. Júlia é sócia de um escritório de arquitetura que está planejando alguns projetos na futura Vila Olímpica. No dia de uma dessas reuniões com a prefeitura, Júlia sai para correr no Alto da Boa Vista. A certa altura, alguém encosta um cano de revólver na sua cabeça e a leva para uma área baldia. É estuprada. Deixada largada e exangue na mata, ela se arrasta para casa, onde o namorado e alguns familiares a esperam. O rosário de dor é descrito com crueza e qualidade literária poucas vezes vistas em nossa ficção.

Por que publicamos

Inspirado num evento real, VISTA CHINESA traz luz e sombra a uma cidade cuja beleza estonteante não consegue escamotear os mais sérios problemas humanos e políticos. Uma ficção calcada no real que transforma o capítulo trágico na história de uma mulher em grande literatura.

A autora

Tatiana Salem Levy (Lisboa, 1979) é escritora, ensaísta e pesquisadora na Universidade Nova de Lisboa. Seu romance A CHAVE DE CASA recebeu, em 2008, o Prêmio São Paulo de Literatura como autora estreante. Mora em Lisboa e é colunista do jornal Valor Econômico.

trecho

Trecho do livro

Era uma terça-feira. O ano: 2014. O Brasil, país do futuro, parecia bastante próximo de realizar seu destino. Em menos de um mês, sediaria a Copa do Mundo e, dois anos depois, o Rio de Janeiro se tornaria a capital olímpica. Nada apontava para um desastre, nem na cidade, capa de todos os jornais e revistas, nem na minha vida. Não tinha como dar errado, até porque os destinos se fundiam. Meu escritório — naquela época, apenas Cadu e eu — tinha vencido o concurso para projetar a sede do campo de golfe, que, depois de cento e doze anos, voltava às Olimpíadas. Lembro o dia da semana porque havia deixado um papel em cima da escrivaninha: [leia mais]

GÊNERO Ficção brasileira
CAPA Flávia Castanheira
FORMATO 13,5 × 20,8 × 1,0 cm
PÁGINAS 112 PESO 0,162 kg
ISBN 978-65-5114-020-4
ANO DE LANÇAMENTO 2021

O que estão falando sobre o livro

“Uma potência impressionante, que nos toma de assalto já nas primeiras páginas [...], como se o livro fosse a própria mata, para acompanhar com extrema aflição, de olhos meio fechados, a máxima dureza.”
Julián Fuks

“E é isso que Vista Chinesa faz: sobreviver a um estupro não é vergonha, mas vitória.”
Antonia Pellegrino

doo.is