Tia Ciata e a Pequena África no Rio de Janeiro,

Roberto Moura

Edição revista e atualizada de um dos clássicos sobre a formação do samba urbano carioca

O livro

Os trágicos séculos de escravidão que marcaram a nossa história gestaram aos poucos uma verdadeira África brasileira — ritos e hábitos de matriz africana foram a base da sociedade que surgia a partir de uma mistura de crenças e costumes. Neste livro, Roberto Moura discute a gênese do samba, retratando o indivíduo escravizado em busca de meios de convívio e organização religiosa em um contexto de segregação e opressão. A protagonista é Tia Ciata, figura emblemática entre os negros baianos que migraram para o Rio de Janeiro. Sua casa na praça Onze, sede de festejos que duravam dias, tornou-se ponto de encontro de músicos pioneiros como Pixinguinha, Heitor dos Prazeres e Donga.

Por que publicamos

Narrando a dramaticidade dos acontecimentos históricos vividos por homens e mulheres tornados brasileiros, o livro ressalta a força de suas respostas culturais, como o candomblé, o samba e a capoeira, além de eventos e instituições que teriam como fortaleza a casa e o terreiro da baiana Tia Ciata.

O autor

Roberto Moura é cineasta e escritor. Pela Corisco, sua produtora, realiza filmes, séries para televisão, exposições, mostras e livros.

GÊNERO Não ficção brasileira
CAPA Julia Custodio | Heitor dos Prazeres
FORMATO 13,5 × 20,8 × 2,0 cm
PÁGINAS 352 PESO 0,445 kg
ISBN 978-65-5692-334-5
ANO DE LANÇAMENTO 2022
doo.is