Os fantasmas inquilinos,

Daniel Jonas

Um dos maiores poetas portugueses da atualidade

O livro

Daniel Jonas possui uma carreira incomum, grandiosa mesmo numa terra tão fértil em poetas como Portugal. Esta seleção, feita pelo poeta e músico Mariano Marovatto, cobre sua carreira, apresentando poemas publicados desde 2005, e serve como a melhor introdução à sua poesia. Lírica, meditativa e intensa na apreciação dos afetos, da vida nas cidades e da própria atividade poética, a obra tem um quê de clássico – embora contemporânea na visão de mundo aguda e algo desencantada. Se, por um lado, parece continuar com voz bastante distinta a poesia de Fernando Pessoa e outros grandes líricos, por outro traz uma nova tonalidade à poesia de língua portuguesa.

Por que publicamos

Esta é a primeira edição no Brasil a trazer uma amostra significativa da obra de um dos maiores poetas portugueses de hoje.

O autor

Nascido no Porto em 1973, Daniel Jonas é um dos mais premiados poetas portugueses de hoje. Publicou nove livros de poemas que bastante cedo lhe conferiram prêmios importantes no seu país e na Europa. Também é tradutor de clássicos e contemporâneos da língua inglesa.

trecho

Trecho do livro

O VENTO / Porque não há nada em vez de tudo? — perguntou / o cientista. — Tudo me cansa: / a tentativa, o esforço, o consegui-lo. / Tudo é redondamente inútil: / o desejo, o seu decesso. / O confronto de ideias então / apavora-me. Até mesmo a ideia de começar a falar, / a indústria de se ganhar algo, o movimento / são desgastantes antes de si. / Tudo é absolutamente a mesma coisa. / Nada conquista nada. / O vento é.

GÊNERO Ficção estrangeira
CAPA Paula Carvalho
FORMATO 14x21x1,6 cm
PÁGINAS 256 PESO 0,350 kg
ISBN 978-85-88808-57-7
ANO DE LANÇAMENTO 2019

O que estão falando sobre o livro

“O notável autodomínio com que o poeta percorre as zonas da tradição alto-poética do visionarismo é bem revelador do ‘monstro’ de técnica poética que é Daniel Jonas, provavelmente o caso mais impressionante de domínio de formas e metros da poesia”
Osvaldo Manuel Silvestre

Full Squad