O retorno,

Dulce Maria Cardoso

A autora de ELIETE volta a examinar — com intensa humanidade — o passado colonial de Portugal e as consequências disso numa família comum. Um clássico contemporâneo

O livro

Uma das ficcionistas mais importantes da literatura portuguesa contemporânea trata, neste livro, de um trauma coletivo a partir da própria história, transformando a memória de dias conturbados numa ficção única sobre o desterro e a capacidade humana de recomeçar. O retorno de uma família para Portugal, às vésperas da independência de Angola, é a trama a partir da qual se descreve a experiência de perda dos chamados "retornados", que, com o fim do império colonial, se viram constrangidos a deixar às pressas o país no qual construíram uma vida.

Por que publicamos

Uma das ficcionistas mais importantes da literatura portuguesa contemporânea, Dulce Maria Cardoso trata, neste O RETORNO, de um trauma coletivo a partir da própria história, transformando a memória daqueles dias conturbados numa ficção única sobre o desterro e a capacidade humana de recomeçar.

A autora

Dulce Maria Cardoso é portuguesa, tendo vivido em Angola até o princípio da guerra civil, deflagrada após a independência do país. Dela, a Todavia publica ELIETE (2021).

GÊNERO Ficção estrangeira
CAPA Violaine Cadinot | Pierre Mornet
FORMATO 13,5 × 20,8 × 1,3 cm
PÁGINAS 216 PESO 0,280 kg
ISBN 978-65-5692-738-1
ANO DE LANÇAMENTO 2024
doo.is