O plantador de abóboras,

Luís Cardoso

Vencedor do Prêmio Oceanos 2021, o livro é um passeio vertiginoso e comovente pela história do Timor

O livro

Escrito num fluxo poético de memória e tragédia, reminiscências e episódios históricos, este é um romance único e poderoso. Na prosa hipnotizante de Luís Cardoso, uma mulher — que por mais de duas décadas espera o retorno do noivo durante a ocupação indonésia no Timor — relata (a um interlocutor misterioso) a história de seu país. O PLANTADOR DE ABÓBORAS é uma meditação sobre a criação do país e sobre todas as violências possíveis (o racismo, o comércio predatório, a exploração do homem pelo homem, o preconceito com os nativos, as invasões e o machismo). Belo e forte, este é um livro construído a partir de episódios históricos, lendas e tragédias políticas.

Por que publicamos

Vivendo em Lisboa, Cardoso retornou ao Timor numa viagem com José Saramago. No meio das ruínas da guerra, os dois escritores encontraram uma mulher que se pôs a falar sobre o país. Este livro é uma meditação sobre a criação do Timor e sobre todas as violências possíveis.

O autor

Luís Cardoso nasceu no Timor-Leste, em 1958. Mudou-se para Portugal ainda jovem. É autor de CRÓNICA DE UMA TRAVESSIA (1997), REQUIEM PARA O NAVEGADOR SOLITÁRIO (2007), entre outros.

GÊNERO Ficção estrangeira
CAPA Elisa v. Randow
FORMATO 13,5 x 20,8 x 1,0 cm
PÁGINAS 160 PESO 0,220 kg
ISBN 978-65-5692-273-7
ANO DE LANÇAMENTO 2022

O que estão falando sobre o livro

“Um romance que nos faz refletir também que a história de uma personagem nunca é solitária — é uma história que carrega consigo a história de sua comunidade, de seu povo e, neste caso, a história de um país: o Timor-Leste.”
Itamar Vieira Junior

doo.is