A visão das plantas,

Djaimilia Pereira de Almeida

Romance premiado que fala de um passado sombrio compartilhado por África, Portugal e Brasil

O livro

Esta é a história de capitão Celestino, homem cujo passado de brutalidade e violência assombrosas é substituído, no crepúsculo da vida, por um amor delicado e cuidadoso pelas plantas de seu jardim. De volta a Portugal, e com a consciência pesada pelas monstruosidades que cometeu, o capitão retorna à casa de sua infância. Na vizinhança, as pessoas conhecem seus malfeitos, então poucos se atrevem a se aproximar. Somente o padre Alfredo é um visitante regular: quer levar o homem para se confessar, mas o único assunto que interessa a Celestino é mesmo o esplendor de seu roseiral.

Por que publicamos

Com esta meditação sobre o bem e o mal, e como a natureza parece indiferente à nossa moralidade, Djaimilia Pereira de Almeida construiu um romance que encanta pela beleza de suas frases e fascina pela profundidade com que Celestino, este homem a um só tempo brutal e delicado, é desenhado. Um livro arrebatador.

A autora

Nascida em Luanda, Djaimilia Pereira de Almeira é autora de LUANDA, LISBOA, PARAÍSO, vencedor do Prêmio Oceanos 2019. A VISÃO DAS PLANTAS ficou em segundo lugar no Prêmio Oceanos 2020.

trecho

Trecho do livro

A rega e o zelo geraram uma infinidade de seres que descobria nos dedos ao mexer na terra: minhocas, besouros verdes, bichos‑de‑conta. A vida regressava. Celestino plantou roseiras, cravos, uma cameleira, uma glicínia, uma ameixoeira, tomate, nabos e cebolos. No adubo usava sargaço, galhos e folhas, cascas de fruta. Construiu uma fileira de vasos para as ervas de cheiro. Podou um buxo com a forma de um barco rabelo. Plantou dois abetos. Caiou os alegretes. Germinava raízes ao sol, num berçário improvisado sobre uma tábua que fora uma porta. Quando não ia à vila ou ao Porto comprar sementes, os vizinhos ofereciam‑lhe pernadas disto e [leia mais]

GÊNERO Ficção estrangeira
CAPA Luciana Facchini e Willian Santiago
FORMATO 13,5 × 20,8 × 0,8 cm
PÁGINAS 88 PESO 0,135 kg
ISBN 978-65-5692-104-4
ANO DE LANÇAMENTO 2021

O que estão falando sobre o livro

“É provável que A VISÃO DAS PLANTAS venha a ser o livro de Djaimilia Pereira de Almeida em que os críticos assinalarão uma mudança de rumo: em vez da experiência ou da memória familiar, agora é a própria literatura que fornece a matéria prima da ficção.”
Público

doo.is