Doramar ou a odisseia: histórias,

Itamar Vieira Junior

Do mesmo autor de TORTO ARADO, um conjunto de histórias em que o Brasil mais profundo se apresenta

O livro

Quem se deslumbrou com a maestria narrativa de TORTO ARADO, romance que converteu Itamar Vieira Junior em um dos nomes centrais da nossa literatura contemporânea, vai encontrar neste DORAMAR OU A ODISSEIA ainda mais motivos para celebrar a ficção do autor. Num diálogo permanente com nossas questões sociais e a tradição literária brasileira, Itamar enfeixa um conjunto de histórias a um só tempo atuais e calcadas na multiplicidade de culturas que formam o país. Lidas na sequência, atestam a vitalidade de um escritor que encontra uma boa parcela de inspiração em personagens que desafiam os limites que lhes foram impostos e abraçam a existência em toda a sua plenitude.

Por que publicamos

Um conjunto de histórias poderosas e memoráveis do mesmo autor de TORTO ARADO. Retratos de um Brasil em que o passado ainda assombra. Personagens que seguem em frente, sem esquecer suas raízes. Um livro emocionante.

O autor

Vencedor dos prêmios Leya, Oceanos e Jabuti, Itamar Vieira Junior nasceu em Salvador, na Bahia, em 1979. É geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Seu romance TORTO ARADO é um dos maiores sucessos — de público e crítica — da literatura brasileira das últimas décadas, tendo sido traduzido em mais de vinte países.

trecho

Trecho do livro

Em 1842, num espaço de três meses, dois navios que haviam saído do porto de Uidá, no Benim, carregados de homens e mulheres que seriam escravizados na Bahia, encalharam quase no mesmo ponto da costa, três léguas ao norte de Salvador. A região, ainda pouco povoada, não dispunha de iluminação para navegação noturna. Soube-se que havia poucas embarcações que poderiam resgatar o contingente embarcado: as do primeiro navio logo foram ocupadas para salvar a tripulação e alguns homens escravizados, talvez os mais fortes, sendo que a maior parte, inclusive todas as mulheres, morreu em alto-mar; o segundo navio não tinha sequer embarcação pa [leia mais]

GÊNERO Ficção brasileira
CAPA Elisa v. Randow e Aline Bispo
FORMATO 13,5 × 20,8 × 1,0 cm
PÁGINAS 160 PESO 0,220 kg
ISBN 978-65-5692-146-4
ANO DE LANÇAMENTO 2021
doo.is