O cadete e o capitão,

Luiz Maklouf Carvalho

A vida de Jair Bolsonaro no quartel

O livro

Jair Bolsonaro tornou-se uma figura pública em 1986, quando assinou na Veja um artigo sobre o baixo soldo pago aos militares. Um ano depois, reapareceu em reportagem que revelava um plano de estourar bombas em locais estratégicos do RJ. Considerado culpado e mais tarde inocentado pelo Superior Tribunal Militar (STM), Bolsonaro deixou a farda, passou à reserva e ingressou na política. Com evidências da documentação e das mais de cinco horas de áudio do julgamento, o livro, que traz ainda 88 páginas de imagens e documentos, é a mais completa reportagem do caso decisivo não apenas para a trajetória do presidente, mas também para a redemocratização e o jornalismo do Brasil.

Por que publicamos

Uma investigação sobre um momento controverso na trajetória de Jair Bolsonaro: o abandono da carreira militar e o ingresso na vida política.

O autor

Nasceu em Belém, no Pará, em abril de 1953. Foi bacharel em direito pela Universidade Federal do Pará. É autor de MULHERES QUE FORAM À LUTA ARMADA e JÁ VI ESSE FILME: REPORTAGENS E POLÊMICAS SOBRE LULA E O PT (1985-2005), entre outros livros. Foi repórter de O ESTADO DE S.PAULO. Faleceu em maio de 2020, aos 67 anos.

trecho

Trecho do livro

Na noite alta de 25 de outubro de 1987, um domingo, o capitão Jair Messias Bolsonaro foi chamado ao gabinete do subcomandante da Esao, no quartel da Vila Militar, zona norte do Rio de Janeiro. O coronel Adilson Garcia do Amaral mostrou-lhe, então, um exemplar da revista Veja daquela semana — edição 999, com data de capa de 28 de outubro — e pediu explicações sobre a matéria intitulada “Pôr bomba nos quartéis, um plano na Esao”. Tratava-se de um texto de apoio — um boxe, como se diz no jargão jornalístico — à reportagem “Ordem desunida”, não assinada. O subtítulo informava: “Sarney dá aumento de 110% aos militares, em meio a um c [leia mais]

GÊNERO Não ficção brasileira
CAPA Daniel Trench
FORMATO 13,5x20,8x1,7 cm
PÁGINAS 256 PESO 0,350 kg
ISBN 978-65-80309-35-1
ANO DE LANÇAMENTO 2019
doo.is