Forças armadas e política no Brasil,

José Murilo de Carvalho

Um dos maiores historiadores do país reflete sobre o protagonismo militar

O livro

Originalmente publicada em 2005 e há muito esgotada, esta reunião de ensaios ressurge acrescida de um texto inédito: uma reflexão sobre as transformações das forças militares nos últimos trinta anos. O autor analisa o percurso do Exército politizado desde o Império, passando pela Primeira República, Estado Novo e ditadura militar. Hoje, os sinais da interferência dos militares na política estão por toda parte. E após o resultado das eleições de 2018, essa reflexão se torna mais urgente do que nunca.

Por que publicamos

Este livro foi elaborado no engate entre história, análise política e sociologia e chegou às livrarias com fôlego para provocar uma reviravolta nos estudos sobre o tema.

O autor

José Murilo de Carvalho é professor emérito da UFRJ e membro da Academia Brasileira de Letras.

trecho

Trecho do livro

A manutenção do papel moderador das Forças Armadas na Constituição atual se deveu à pressão exercida pelo ministro da Guerra, general Leônidas Pires Gonçalves. Mas é sintomático que não tenha havido sequer uma tentativa de mudança nos 39 anos de governo civil que se seguiram. Parece haver um acordo tácito em torno da ideia de que a República ainda precisa dessa bengala. Não por acaso, chefes militares repetem sistematicamente que é seu dever constitucional intervir quando julgarem que as instituições correm risco. Cria-se, desse modo, um círculo vicioso: as Forças Armadas intervêm em nome da garantia da estabilidade do sistema polí [leia mais]

GÊNERO Não ficção brasileira
CAPA Bloco Gráfico
FORMATO 14x21x2,0 cm
PÁGINAS 320 PESO 0,392kg
ISBN 978-65-80309-17-7
ANO DE LANÇAMENTO 2019

O que estão falando sobre o livro

“Não há melhor condutor para quem deseja entender o Brasil.”
Heloisa Murgel Starling

doo.is