Política e antipolítica,

Leonardo Avritzer

Como um governo que desdenha da política, da ciência e da democracia mergulhou o país num impasse

O livro

O bolsonarismo é expressão de mudanças profundas na sociedade brasileira. Por mais intensos que sejam os impactos da crise do coronavírus, essa política não vai acabar de repente. Desde a chegada da pandemia, em março de 2020, o governo mantém índices de aprovação similares aos que tinha em dezembro. De forma cautelosa e calcada em conceitos clássicos da ciência política, Leonardo Avritzer faz uma leitura do governo Bolsonaro durante a pandemia. E mostra como a estratégia “antipolítica” do presidente, isto é, a recusa em jogar conforme as regras, mergulhou o país numa instabilidade de difícil solução.

Por que publicamos

Criada e produzida durante a pandemia de Covid-19, a COLEÇÃO 2020 — ENSAIOS SOBRE A PANDEMIA reúne autores e autoras que se dedicaram a refletir e a provocar o pensamento em livros breves, atuais e contundentes.

O autor

Leonardo Avritzer é professor titular de ciência política na Universidade Federal de Minas Gerais. É autor, entre outros, de O PÊNDULO DA DEMOCRACIA (Todavia, 2019).

trecho

Trecho do livro

A crise do bolsonarismo em 2020 tem diversas frentes: em primeiro lugar, a segurança pública. O fato de ter incentivado greves de policiais militares em alguns estados, como o Ceará, lançou dúvidas entre seus próprios apoiadores acerca da irresponsabilidade do presidente. A crise na segurança pública abalou Bolsonaro, mas em escala infinitamente menor que a crise do coronavírus. Ao lado de sua fúria infecciosa, o coronavírus trouxe uma atenção renovada à ciência. O bolsonarismo se situa em um campo anticientífico mais acentuado que o trumpismo e outras propostas políticas de extrema direita. Mas logo teve de enfrentar uma aliança e [leia mais]

GÊNERO Não ficção brasileira
CAPA Editora Todavia
PÁGINAS 64 PESO 0,080
ISBN 978-65-5692-012-2
ANO DE LANÇAMENTO 2020
doo.is