Medo da consciência negra,

Lewis R. Gordon

Uma condução pela história do existencialismo negro e da consciência racializada

O livro

Lewis R. Gordon parte de um histórico aprofundado da noção eurocêntrica e colonialista de “raça” para desenvolver uma abordagem abrangente da consciência negra contemporânea, mostrando que o tema da negritude se inter-relaciona com outras identidades, como gênero, classe social, nacionalidade, ideologia, política e religião. A questão racial, mostra ele, não está descolada do solo histórico-cultural em que se dão seus embates. O autor analisa com argúcia movimentos sociais e recorre a leituras originais de produtos da cultura de massa, como os filmes “Corra!”, de Jordan Peele, e “Pantera Negra”, de Ryan Coogler, além do hip-hop de artistas como Childish Gambino, Cardi B e Missy Elliott.

Por que publicamos

Com o olhar atento para movimentos contemporâneos, como o Black Lives Matter, e para as produções recentes da indústria cultural, Gordon debate e atualiza ideias de pioneiros como W. E. B. Du Bois e Frantz Fanon para abordar o antirracismo em suas articulações com outras questões de identidade e pertencimento.

O autor

Lewis R. Gordon é chefe do departamento de filosofia da Universidade de Connecticut e uma das grandes autoridades atuais nos temas relacionados ao racismo.

GÊNERO Não ficção estrangeira
TRADUÇÃO José Geraldo Couto
CAPA Julia Custodio | Stephen Shames/Polaris
FORMATO 13,5 × 20,8 × 2,0 cm
PÁGINAS 352 PESO 0,450 kg
ISBN 978-65-5692-448-9
ANO DE LANÇAMENTO 2023

O que estão falando sobre o livro

“O compromisso filosófico abrangente de Lewis R. Gordon com a realidade contemporânea […] nos lembra que o objetivo final da busca pela liberdade negra é, de fato, a libertação universal.”
Angela Davis

doo.is