Livre,

Lea Ypi

Reflexão sobre liberdade pelo olhar de uma jovem vivendo o fim do comunismo nos Bálcãs

O livro

Este livro foi escrito ao longo do isolamento provocado pela pandemia de Covid-19. A experiência, ainda que em circunstâncias distintas, remeteu a autora ao lockdown vivido na Albânia, em 1997, em decorrência da guerra civil que sobreveio ao fim do regime socialista. Foi assim que nasceu LIVRE, misto de livro de memórias e teoria política que causou furor ao ser lançado no mundo de língua inglesa em 2021. Nascida na Albânia em 1979, Lea Ypi fala de seus anos de formação num país isolado pelo totalitarismo. Com humor e leveza, Ypi relembra a infância sob o regime socialista, a adoração aos líderes Enver Hoxha e Ióssif Stálin e a presença constante do Partido em todos os aspectos da vida.

Por que publicamos

Lançado em 2021, LIVRE ganhou o prêmio Ondaatje de primeiras biografias, foi indicado como livro de memórias do ano pelo Sunday Times e livro do ano pelos jornais Guardian e Financial Times e pela revista New Yorker.

A autora

Lea Ypi nasceu em 1979, na Albânia. Escritora e professora de teoria política, suas pesquisas incluem temas como democracia, justiça, migração e marxismo.

GÊNERO Não ficção estrangeira
TRADUÇÃO Pedro Maia Soares
CAPA Flavia Castanheira | Ferdinando Scianna
FORMATO 13,5 × 20,8 × 1,8 cm
PÁGINAS 304 PESO 0,390 kg
ISBN 978-65-5692-351-2
ANO DE LANÇAMENTO 2022

O que estão falando sobre o livro

“Um relato inesquecível sobre a opressão, a liberdade e o que significa aprender sobre o mundo.”
David Runciman, autor de COMO A DEMOCRACIA CHEGA AO FIM

“Ypi é uma séria pensadora política. Em poucas páginas, ela consegue ser ácida, soturna, divertida e profunda… LIVRE é inspirador.”
Max Strasser, New York Times

doo.is