As chaminés tocam o céu: um conto de natal para crianças velhas,

Jean-Claude Grumberg

Um conto de Natal sobre amor, Holocausto, envelhecimento e Covid

O livro

Nesta ficção inesquecível, que confronta os sonhos e pesadelos da história, acompanhamos uma senhora idosa que se prepara para passar o Natal sozinha. Em algum momento da madrugada, entre a vigília e o sonho, ela se depara com o próprio Papai Noel perdido na chaminé de seu apartamento. A chegada do “bom velhinho” transporta nossa personagem para o passado — um tempo em que os nazistas aniquilavam os judeus na Europa, uma época de medo e privações, mas também da descoberta do amor e da vida a dois. E, ao mesmo tempo, a projeta para o presente, em que uma pandemia global ceifa a vida de milhões, especialmente a dos mais velhos e vulneráveis.

Por que publicamos

Misturando as tragédias do passado com as do tempo mais recente, mas sem esquecer de observar a delicadeza do amor, da memória e dos laços de afeto, esta narrativa de Jean-Claude Grumberg se impõe desde já como um dos mais arrebatadores contos de Natal da literatura.

O autor

Jean-Claude Grumberg nasceu em Paris, em 1939. Autor de mais de trinta peças teatrais, é também roteirista de cinema (Truffaut, Costa-Gavras) e TV. Recebeu as mais importantes premiações por sua dramaturgia. Dele, a Todavia publicou A MERCADORIA MAIS PRECIOSA (2019).

GÊNERO Ficção estrangeira
TRADUÇÃO Rosa Freire d' Aguiar
CAPA Luciana Facchini | Veridiana Scarpelli
FORMATO 13,5 × 20,8 × 0,7 cm
PÁGINAS 72 PESO 0,115 kg
ISBN 978-65-5692-609-4
ANO DE LANÇAMENTO 2024
doo.is