Um dia na vida: Os diários de Emilio Renzi,

Ricardo Piglia

Um livro que mescla ficção e confissão

O livro

UM DIA NA VIDA é o terceiro e último volume dos diários de Emilio Renzi — ponto alto da produção literária de um dos escritores fundamentais da literatura latino-americana. Este derradeiro volume completa e aprofunda o autorretrato de Piglia por meio de seu alter ego. Prossegue aqui a exploração de uma jornada vital e criativa, a investigação sobre a escrita e seus mecanismos, a reflexão sobre a literatura por meio de leituras muito diversas. E há encontros, comentários de filmes, a convulsiva situação política argentina, o trabalho docente nos Estados Unidos.

Por que publicamos

Aqui, como nos dois volumes anteriores dos diários de Emilio Renzi, alter ego do autor, é possível montar uma cartografia pessoal de Piglia por meio das aventuras da vida íntima (casos amorosos, família, amigos), cafés, pequenos quartos alugados, quartos de hotel e jornadas pelas freeways dos Estados Unidos.

O autor

Ricardo Piglia nasceu em Adrogué, na Argentina, em 1941. Ficcionista e crítico, é autor de RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL, um dos maiores romances latino-americanos do século XX, e foi professor emérito da Universidade de Princeton. Morreu em Buenos Aires, em janeiro de 2017. Dele, a Todavia já publicou a trilogia de diários de Emilio Renzi.

trecho

Trecho do livro

Janeiro: Alguém que escreve num caderno alfabético e ordena as emoções, as letras guiam os sentimentos (que sintaxe pode resistir à descoberta da paixão?). Domingo 4: Releio Madame Bovary e estou no meio da cena da feira. O contraste não é fácil demais? Discurso tosco, tosca sedução: as grandes palavras. A mesma sensação desde o começo: muita ênfase no mundo “estúpido” de Charles Bovary, oposto à espiritualidade piegas de Emma. Peço desculpas, porque Flaubert é um mestre extraordinário, o fato de preparar o adultério com Léon e fazê-lo consumar depois com outro homem é notável. Terça-feira 20 de janeiro de 1976: No anfiteatro da Fac [leia mais]

GÊNERO Ficção estrangeira
TRADUÇÃO Sérgio Molina
CAPA Pedro Inoue
FORMATO 15,7 × 23,0 × 2,1 cm
PÁGINAS 336 PESO 0,515 kg
ISBN 978-65-5692-144-0
ANO DE LANÇAMENTO 2021

O que estão falando sobre o livro

“O melhor pensador da literatura que nos foi dado pela língua espanhola.”
Alberto Olmos

“O melhor Piglia.”
Iván Thays

doo.is