Perifobia,

Lilia Guerra

As histórias sensíveis e brutais de uma das vozes mais pungentes da nova literatura brasileira

O livro

Lilia Guerra conta que criou o neologismo que dá título a este livro depois de perceber o quanto a periferia pode causar desconforto e até repulsa. Essa consciência nasceu quando a autora, ainda criança, mudou-se de uma região mais central para um bairro de conjuntos habitacionais que ficava a pelo menos duas horas de ônibus do centro da cidade. Os personagens deste elogiado conjunto de histórias, partilham desse conhecimento de que habitam zonas negligenciadas das grandes cidades. Mas se a distância da quebrada impõe novas formas de lidar com a precariedade, as mulheres, homens e crianças deste livro transcendem toda e qualquer limitação que porventura tente aniquilá-los.

Por que publicamos

Assim como em seu aclamado romance O CÉU PARA OS BASTARDOS, Lilia descortina um universo em que a luta pela vida no cotidiano não significa abdicar das emoções e dos melhores afetos. Há dureza, sim. Mas também espaço para o sorriso e a sabedoria ancestral.

A autora

Lilia Guerra nasceu em São Paulo, em 1976. É autora de O CÉU PARA OS BASTARDOS (Todavia) — romance finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2024 —, RUA DO LARGUINHO, AMOR AVENIDA, entre outros. Trabalha como auxiliar de enfermagem na capital paulista.

GÊNERO Ficção brasileira
CAPA Paula Carvalho | Marcos da Matta
FORMATO 13,5 × 20,8 × 1 cm
PÁGINAS 160 PESO 0,220 kg
ISBN 978-65-5692-770-1
ANO DE LANÇAMENTO 2025
doo.is