Os óculos de ouro,

Giorgio Bassani

O embrião da Itália fascista narrado com sutileza na novela mais apurada de Giorgio Bassani

O livro

Publicada em 1958, esta é a segunda novela do ciclo de seis livros sobre Ferrara. Os óculos de ouro fornece uma amostra concisa da arte de Bassani: é elegante, tem a pungência de uma elegia e profundo apego às especificidades de seu tempo. A novela conta a gradual marginalização, ao longo dos anos 1930, do médico Athos Fadigati. De pilar da sociedade burguesa, ele se transforma num pária à medida que vão ficando evidentes seus interesses sexuais pelos rapazes da cidade. O que singulariza a obra de Bassani é o contraste poderoso entre a delicadeza de seu olhar e a monstruosidade histórica que ele é capaz de revelar.

Por que publicamos

O médico Athos Fadigati é uma figura admirada. Quando seu pendor homossexual fica impossível de disfarçar, Fadigati cai em desgraça, num processo de dilaceração com paralelos evidentes com o destino da Itália entregue aos horrores do fascismo.

O autor

Giorgio Bassani nasceu em 1916, em Bolonha, mas passou a infância na cidade de Ferrara, palco de praticamente todos seus livros. Envolveu-se em atividades antifascistas, pelas quais foi preso em 1943. Morreu em 2000, em Roma, consagrado como um dos grandes romancistas de seu tempo. Dele, a Todavia já publicou O JARDIM DOS FINZI-CONTINI.

GÊNERO Ficção estrangeira
TRADUÇÃO Maurício Santana Dias
CAPA Flávia Castanheira
FORMATO 13,5 x 20,8 x 0,9 cm
PÁGINAS 112 PESO 0,165 kg
ISBN 978-65-5692-295-9
ANO DE LANÇAMENTO 1958

O que estão falando sobre o livro

“A obra de ficção mais perfeita de Bassani”
New York Review of Books

doo.is