O jardim dos Finzi-Contini,

Giorgio Bassani

Um verdadeiro acontecimento literário na Itália dos anos 1960 que encanta os leitores até os dias atuais

O livro

Os Finzi-Contini são judeus de modos aristocráticos, aparentemente assimilados à sociedade italiana. Moram num palacete cercado de jardins opulentos e com uma quadra de tênis que já viveu dias melhores. No fim dos anos 1930, à medida que as leis raciais endurecem, a família se isola no casarão, e passam a frequentá-lo alguns jovens expulsos do clube da cidade, que se encontram para jogar tênis. Entre eles, o narrador do livro, um estudante de letras judeu cujo nome desconhecemos, e o comunista Giampiero Malnate, colega de universidade de Alberto e químico numa fábrica local. É nesse microcosmo que toma forma a paixão do narrador pela fascinante Micòl.

Por que publicamos

O JARDIM DOS FINZI-CONTINI mergulha em um universo cheio de nuances, em que os afetos parecem protegidos do mundo exterior por um grande jardim. Um verdadeiro acontecimento literário na Itália dos anos 1960 que encanta os leitores até os dias atuais.

O autor

Giorgio Bassani nasceu em 1916. Autor de romances sobre a Segunda Guerra, morreu em 2000, consagrado como um dos grandes escritores de seu tempo.

trecho

Trecho do livro

Há vários anos eu desejava escrever a respeito dos Finzi-Contini — sobre Micòl e Alberto, sobre o professor Ermanno e dona Olga — e tantos outros que moravam ou frequentavam, como eu, a casa da avenida Ercole i d’Este, em Ferrara, pouco antes de estourar a última guerra. Mas só tive o impulso e a determinação de fazê-lo efetivamente um ano atrás, em um domingo de abril de 1957. Foi durante um de meus passeios habituais de fim de semana. Com um grupo de uns dez amigos distribuídos em dois automóveis, seguimos pela estrada Aurelia logo depois do almoço, sem um rumo preciso. A poucos quilômetros de Santa Marinella, atraídos pelas torr [leia mais]

GÊNERO Ficção estrangeira
TRADUÇÃO Maurício Santana Dias
CAPA Flávia Castanheira
FORMATO 13,5 × 20,8 × 1,8 cm
PÁGINAS 280 PESO 0,360 kg
ISBN 978-65-5692-124-2
ANO DE LANÇAMENTO 2021

O que estão falando sobre o livro

“Giorgio Bassani foi um dos maiores romancistas do século XX.”
The Guardian

doo.is