O Louco do Cati,

Dyonelio Machado

Considerado a obra-prima de Dyonelio Machado, um romance de alta voltagem mais atual que nunca

O livro

Um grupo de rapazes se reúne numa oficina mecânica e decide fazer uma viagem curta e prazerosa. A esses jovens junta-se o Cati, como é conhecido o personagem que dá título a este livro de Dyonelio Machado. Quando chegam ao mar, dois dos rapazes decidem continuar o passeio e se desgarram do grupo. É nesse momento que as peripécias de uma viagem aparentemente divertida vão se tornando, aos poucos, uma descida ao inferno. Lançado em 1942, sete anos depois da publicação do aclamado OS RATOS, este romance singular teve entre seus primeiros admiradores ninguém menos que Mário de Andrade, que assim o descreveu numa carta a Dyonelio: “O Louco do Cati morde e marca”.

Por que publicamos

Considerado uma obra-prima de Dyonelio, O LOUCO DO CATI é um dos livros mais insólitos da literatura brasileira do século XX. Aqui, Machado aprofundou sua visão literária dos marginalizados e deslocados, trazendo à cena o anti-herói de uma espécie de epopeia às avessas. Um livro sobre a condição humana.

O autor

Dyonelio Machado nasceu em Quaraí, Rio Grande do Sul, em 1895. Psiquiatra de formação, publicou contos e romances, como OS RATOS (publicado pela Todavia) e ENDIABRADOS (Prêmio Jabuti de 1985). Morreu em Porto Alegre, aos 89 anos.

GÊNERO Ficção brasileira
CAPA Zansky
FORMATO 13,5 × 20,8 × 1,8 cm
PÁGINAS 320 PESO 0,400 kg
ISBN 978-65-5692-752-7
ANO DE LANÇAMENTO 2025
doo.is