Lina: uma biografia,

Francesco Perrotta-Bosch

Uma obra que leva ao limite as possibilidades do gênero biográfico

O livro

Poucas figuras públicas foram mais brasileiras do que a arquiteta italiana Lina Bo Bardi. Chegando ao Brasil logo após a Segunda Guerra, ela se afeiçoou à cultura brasileira de tal maneira que se tornou uma de suas principais intérpretes. Bastariam três projetos para que ela inscrevesse seu nome no panteão da arquitetura brasileira: o Masp e o Sesc Pompeia, ambos em São Paulo, e o Solar do Unhão, em Salvador. Crítico de arquitetura e ensaísta de mão-cheia, Francesco Perrotta-Bosch examina a trajetória dessa artista brilhante à luz da seguinte questão: como uma estrangeira foi capaz de enxergar tanto de um país que não era o seu, a ponto de traduzi-lo para os próprios brasileiros?

Por que publicamos

Com base em pesquisa extensa e minucioso levantamento de fontes inéditas, mas sobretudo narrado com leveza e numa estrutura temporal engenhosa, este livro leva ao limite as possibilidades do gênero biográfico. Como a obra de Lina, é denso, alegre e sedutor.

O autor

Francesco Perrotta-Bosch nasceu no Rio de Janeiro, em 1988. É arquiteto pela PUC-Rio, mestre e doutorando pela USP. Em 2013, venceu o prêmio de ensaísmo da revista Serrote com “A ARQUITETURA DOS INTERVALOS”.

trecho

Trecho do livro

“Eu disse que o Brasil é meu país de escolha e, por isso, meu país duas vezes. Eu não nasci aqui, escolhi este lugar para viver. Quando a gente nasce, não escolhe nada, nasce por acaso. Eu escolhi o meu país.” Cada palavra era articulada de modo claro. Pausado. O tom da voz continha algo de melódico, mas não que fosse afinado. Os erres não eram expressos de modo forçado, porém claramente bem marcados sempre que fossem uma letra intermediária da palavra falada. Também não havia substituição do “l” pelo “u” ao pronunciar a palavra “Brasil”. A fala poderia se assemelhar a um eloquente discurso ufanista, mas, quando emitida com um pecul [leia mais]

GÊNERO Não ficção
CAPA Daniel Trench
FORMATO 15,7 × 23,0 × 3,55 cm
PÁGINAS 576 PESO 0,900 kg
ISBN 978-65-5692-128-0
ANO DE LANÇAMENTO 2021

O que estão falando sobre o livro

“Deste livro nossos olhos saem mais limpos, porque a verdade de sua personagem — falo de política e de moral, de arte e de liberdade — não é menos que isto: cristalina.”
Eucanaã Ferraz

“Mais do que nunca no Brasil é necessário rememorar Lina. Não a ilustre figura, mas sobretudo a fabulosa mulher. Francesco o faz lucidamente!”
Marta Bogéa

“Numa hora tão perdida, essa biografia vem nos lembrar do extraordinário Brasil que Lina, um dia, vislumbrou.”
Fernanda Torres

“Francesco Perrotta-Bosch cria uma narrativa caleidoscópica, segundo a qual significativas passagens da vida e da obra de Lina Bo Bardi vão sendo montadas em ordem não linear. ”
Guilherme Wisnik

doo.is