Van Gogh: A salvação pela pintura,

Rodrigo Naves

Um olhar penetrante e original sobre um dos mais emblemáticos pintores da história da arte

O livro

A obra crítica de Rodrigo Naves caminha em tensão permanente entre as noções de forma e história. Seu livro A FORMA DIFÍCIL, lançado originalmente em 1996, é um marco na interpretação da arte brasileira. Em seus ensaios, a análise da materialidade específica de cada trabalho é sempre o ponto de partida. Não é diferente nesta poderosa interpretação da obra de Van Gogh. Atento à fatura expressiva das icônicas telas do artista holandês, Rodrigo procura entendê-las à luz da ideia de salvação, profundamente enraizada na formação protestante do pintor. O Van Gogh que surge destas páginas não é apenas o gênio instável e atormentado, mas um artista consciente dos mínimos aspectos de seu ofício.

Por que publicamos

A liberdade de referências, o rigor da análise formal, a limpidez do estilo, a originalidade dos pontos de vista, a assertividade das opiniões, o espírito de provocação: todos esses predicados da influente obra de Rodrigo Naves se fazem presentes aqui.

O autor

Rodrigo Naves nasceu em São Paulo, em 1955. É crítico, historiador da arte, professor e autor de diversos livros de ensaios e ficção, entre os quais A FORMA DIFÍCIL (1996), O FILANTROPO (1998), O VENTO E O MOINHO (2007) e A CALMA DOS DIAS (2014).

trecho

Trecho do livro

Com muita frequência a biografia atormentada de Van Gogh se sobrepõe a sua obra. E talvez seja de fato impossível deixá-la de lado. Afinal, a profunda angústia que o acompanha por toda sua breve existência — o pintor morreu com 37 anos, tendo deixado pouco mais de oitocentas telas e oitocentos desenhos e gravuras — pode encontrar, ao menos em parte, confirmação em sua obra. Contudo, quantas vidas não experimentaram sofrimentos semelhantes, sem que conseguissem revelá-los numa produção artística tão poderosa? Sem dúvida, o pintor teve momentos de profundo sofrimento mental e o alcoolismo o rondou por toda a vida. O maior problema de [leia mais]

GÊNERO Não ficção brasileira
CAPA CLDT Design
FORMATO 13,5 x 20,8 x 0,9
PÁGINAS 104 PESO 0,155 kg
ISBN 978-65-5692-088-7
ANO DE LANÇAMENTO 2021
doo.is