Ideias em confronto,

Cecilia Helena de Salles Oliveira

Um original (e criterioso) olhar sobre os processos e personagens que motivaram a Independência do Brasil

O livro

A Independência do Brasil, da maneira como aparece no debate público, costuma ser reduzida a uma transição suave e consensual, focada no rompimento dos laços com Portugal. Contada pela corte do Rio de Janeiro, essa visão simplificada, que enfatiza a passividade da população, a ausência de reações violentas e a imposição de decisões por parte de uma elite conservadora, vem sendo questionada por vários historiadores, entre os quais Cecilia Helena de Salles Oliveira. Este livro examina os episódios marcantes desse processo e, sobretudo, as memórias construídas em torno deles e de seus protagonistas ao longo de duzentos anos, em busca de um entendimento mais complexo da formação nacional.

Por que publicamos

Ao abordar a complexidade das ideias, projetos de poder e interesses econômicos em jogo durante aquele período, Cecilia Helena de Salles Oliveira reconstitui episódios e destaca a ação de personagens ofuscados por figuras consagradas pela visão tradicional da Independência.

A autora

Cecilia Helena de Salles Oliveira é professora no Museu Paulista da USP, do qual foi diretora entre 2008 e 2012. É autora de 7 DE SETEMBRO DE 1822 e A ASTÚCIA LIBERAL, entre outros.

GÊNERO Não ficção brasileira
CAPA Celso Longo
FORMATO 13,5 × 20,8 × 1,6 cm
PÁGINAS 272 PESO 0,350 kg
ISBN 978-65-5692-325-3
ANO DE LANÇAMENTO 2022
doo.is