Dono das palavras: A história do meu avô | Aki Oto: Api akinhagü,

Yamaluí Kuikuro Mehinaku

Uma biografia política do Alto Xingu, contada pela primeira vez em livro pelos indígenas e publicada em edição bilíngue

O livro

Nahũ Kuikuro foi um dos primeiros indígenas do Alto Xingu a aprender português. Durante muitos anos, foi mediador das relações entre indígenas e não indígenas e teve papel decisivo na criação do Parque do Xingu. Este livro, escrito em Kuikuro e em português, de autoria de seu neto Yamaluí Kuikuro Mehinaku, conta sua história. Concebido como resultado de uma pesquisa biográfica, DONO DAS PALAVRAS: A HISTÓRIA DE MEU AVÔ é também uma biografia política e traz o registro de como o contato com os brancos foi percebido por aqueles que tiveram a vida radicalmente transformada por essa experiência.

Por que publicamos

Este livro é, antes de tudo, uma biografia política, em sentido xinguano — fala de chefes, indígenas e não indígenas, e das relações entre eles. Indigenistas como Rondon e os Villas Bôas, personalidades como Darcy Ribeiro, Getúlio Vargas e Fernando, são algumas das figuras que permeiam a narrativa.

O autor

Yamaluí Kuikuro Mehinaku nasceu, cresceu e vive na Terra Indígena do Xingu. Estudou na própria aldeia, aperfeiçoando seu domínio do português escrito e falado como colaborador de pesquisas linguísticas e antropológicas.

GÊNERO Memórias
CAPA Maria Carolina Sampaio
FORMATO 15,7 × 23 × 1,3 cm
PÁGINAS 216 PESO 0,357 kg
ISBN 978-65-5692-703-9
ANO DE LANÇAMENTO 2024
doo.is