Detalhe menor,

Adania Shibli

Uma meditação sobre a guerra, a violência, a memória e os sofrimentos do povo palestino

O livro

No verão de 1949 — um ano depois da Nakba, episódio catastrófico que expulsou mais de 700 mil palestinos de suas terras —, soldados israelenses atacam um grupo de beduínos no deserto do Neguev, dizimando a todos, exceto uma adolescente, que é capturada e violentada. Anos mais tarde, uma palestina busca desvendar alguns dos detalhes que cercam o caso. Com uma prosa inquietante, este livro ressoa de maneira fervorosa a experiência da expropriação.

Por que publicamos

Com uma prosa inquietante e precisa, DETALHE MENOR ressoa de maneira fervorosa a experiência do apagamento, da expropriação e da vida sob a ocupação na Palestina. E revela a complexidade permanente de se juntar as peças de uma narrativa ocultada por fragmentos de linguagem.

A autora

Adania Shibli nasceu na Palestina, em 1974. Vive entre Jerusalém e Berlim. Com este DETALHE MENOR, foi finalista do International Booker Prize.

trecho

Trecho do livro

Quando terminei de pendurar as cortinas nas janelas, deitei-me na cama; foi quando, na colina do outro lado, um cão começou a latir sem parar. Já passava da meia-noite e eu não conseguia dormir, apesar de exausta, por ter passado o dia inteiro arrumando a casa e fazendo uma faxina pesada: espanei a mobília e esfreguei o chão, lavei outra vez os lençóis e as toalhas e a maioria dos utensílios da cozinha, embora, a princípio, a casa devesse estar limpa antes de eu começar minha limpeza, pois o proprietário me garantiu que tinha chamado uma senhora só para cuidar da faxina. Aluguei esta casa há alguns dias, assim que assumi meu novo em [leia mais]

GÊNERO Ficção estrangeira
TRADUÇÃO Safa Jubran
CAPA Luciana Facchini
FORMATO 13,5 × 20,8 × 1,0 cm
PÁGINAS 112 PESO 0,165 kg
ISBN 978-65-5692-157-0
ANO DE LANÇAMENTO 2021

O que estão falando sobre o livro

“Adania Shibli arrisca ao nos dar acesso ao evento-chave do romance por meio de dois narradores profundamente autocentrados, e esse método se justifica completamente à medida que o livro avança até a sua conclusão arrebatadora.”
J. M. Coetzee, Nobel de Literatura

“O terror que Shibli evoca se intensifica lentamente, aos poucos, para enfim saltar das páginas. DETALHE MENOR é, a cada passagem, devastador e perigosamente bom.”
The Guardian

doo.is