Correspondência anotada,

Rodrigo M. F. de Andrade e Mário de Andrade

A correspondência, carregada de afeto e reflexões sobre o Brasil, entre figuras centrais do modernismo

O livro

As cerca de trezentas cartas trocadas entre Mário de Andrade e Rodrigo M. F. de Andrade narram uma viagem epistolar histórica. Reunidas pela primeira vez, testemunham um compromisso apaixonado com o Brasil e com a preservação de seu patrimônio cultural. Para além das repartições públicas, uma amizade fiel anima a inesgotável força de trabalho da dupla, também afeita a conversas, reflexões e críticas à vida literária e política do país. Edição com notas e apresentação de Clara de Andrade Alvim e Lélia Coelho Frota, ensaios fotográficos que documentam o legado dos missivistas, de autoria de Erich Hess, Herman Graeser, Marcel Gautherot e Pierre Verger, além de imagens de arquivo inéditas.

Por que publicamos

Da excepcional obra epistolar deixada por Mário de Andrade, a troca de cartas com Rodrigo Melo Franco de Andrade é peça fundamental no engenho de construção do patrimônio artístico e cultural brasileiro e no próprio processo de formação da identidade nacional.

Os autores

Mário de Andrade nasceu em São Paulo, em 1893. Poeta, escritor, crítico literário, musicólogo, foi um dos pioneiros da poesia moderna brasileira. Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em Belo Horizonte, em 1898. Advogado, jornalista e escritor, foi o primeiro e mais longevo presidente do Iphan.

GÊNERO Não ficção brasileira
CAPA Anderson Junqueira
FORMATO 15,7 × 23,0 × 3,0cm
PÁGINAS 528 PESO 0,900 kg
ISBN 978-65-5692-419-9
ANO DE LANÇAMENTO 2023
doo.is