Como ler os russos,

Irineu Franco Perpetuo

Um guia de leitura conciso que ilumina o percurso de especialistas e leigos pela fascinante literatura russa

O livro

É seguro dizer que o leitor brasileiro é fascinado pela literatura russa. A despeito da dificuldade do idioma, das diferenças culturais e da enorme distância que nos separa, há décadas a literatura russa se embrenhou na nossa cultura e conquistou o público. Escrito pelo tradutor e estudioso Irineu Franco Perpetuo, este livro se pretende um passeio guiado pelos escritos de autores como Gógol, Dostoiévski e Tolstói, entre muitos outros. Mais que isso, oferece também uma vista panorâmica da literatura russa, ligando as obras aos acontecimentos políticos, os autores aos movimentos literários da Europa.

Por que publicamos

Irineu Franco Perpetuo oferece um caleidoscópio das leituras, trocas de influência e visões de mundo que a literatura russa abarca. A feliz relação do público brasileiro com a literatura russa ganha aqui mais um importante e surpreendente capítulo.

O autor

Irineu Franco Perpetuo nasceu em São Paulo, em 1971. Jornalista e tradutor, é colaborador da revista Concerto. Uma de suas traduções do russo é A MORTE DE IVAN ILITCH, de Liev Tolstói.

trecho

Trecho do livro

Se é possível escrever no Brasil um livro chamado COMO LER OS RUSSOS, é porque a questão “Por que ler os russos?” parece respondida de antemão. A literatura da Rússia vem sendo, há mais de um século, companheira tão constante de nossas jornadas intelectuais que não chegamos a ponderar no que há de espantoso em sua inserção numa sociedade em que a parcela de imigrantes russos ou descendentes de russos é tão escassa. Para um descendente de italianos, que estudou o idioma no colégio e vive em uma cidade que reivindica preparar uma pizza melhor que a da pátria-mãe, a comparação com os russos parece uma gangorra. A grande presença de ori [leia mais]

GÊNERO Não ficção
CAPA Tereza Bettinardi
FORMATO 13,5 × 20,8× 1,9 cm
PÁGINAS 304 PESO 0,410 kg
ISBN 978-65-5692-118-1
ANO DE LANÇAMENTO 2021
doo.is