A casa,

Chico Felitti

A história aterradora da seita de João de Deus

O livro

“Quando vi pela primeira vez na tevê o cidadão que se intitulava João de Deus, não hesitei em dizer para minha mulher, ao lado: é bandido.” A frase é do médico Drauzio Varella, no início de 2020. Poucos anos antes, porém, essa franqueza era rara no debate público. João de Deus desfrutava das bênçãos do establishment até que, no fim de 2018, veio a público uma onda de acusações de assédio sexual contra o líder espiritual. Este livro mergulha nessa história, mostrando que ela é ainda mais assustadora. Uma reportagem brilhante, capaz de revelar as entranhas de um líder à brasileira: corrupto e empreendedor, criminoso e carismático, sedutor e profundamente cruel.

Por que publicamos

A história aterradora da seita de João de Deus.

O autor

Chico Felitti é repórter. Ganhou os prêmios Petrobras e Comunique-se de jornalismo. Também é autor de RICARDO & VÂNIA (Todavia, 2018).

trecho

Trecho do livro

No fim de 2019, um véu de silêncio ainda cobre Abadiânia. Vai fazer um ano que essa cidade entre Goiânia e Brasília está órfã de seu filho mais célebre. Em dezembro de 2018, o líder místico João de Deus foi preso, acusado de abuso sexual e estupro por centenas de mulheres de ao menos sete nacionalidades. Ao longo do ano seguinte, Abadiânia perdeu o grosso das centenas de milhares de peregrinos que iam atrás de João Teixeira de Faria, além de milhões de reais, dólares e euros que eles levavam. O medo, porém, a cidade não perdeu. Viver em pavor é um hábito que não desaparece de um ano para o outro, foi o que aprendi nos doze meses em [leia mais]

GÊNERO Não ficção brasileira
CAPA Consuelo Pessoa
FORMATO 13,5 × 20,8 × 1,7 cm
PÁGINAS 264 PESO 0,340 kg
ISBN 978-65-5114-011-2
ANO DE LANÇAMENTO 2020

O que estão falando sobre o livro

“Neste livro-reportagem essencial, o leitor acompanha a trajetória de um indivíduo que na pele de um personagem místico foi capaz de enganar um país.”
Daniela Arbex

doo.is