[N.A.] Sérgio Haddad e Ricardo Aleixo compartilham aqui seus diários da quarentena
Seguimos com a nossa programação do [N.A.]* — seção na qual escritoras e escritores, designers gráficos, ilustradoras e ilustradores, tradutoras e tradutores compartilham, no nosso site, o que eles desejam sobre o período de isolamento.
*Emprestamos a abreviação “nota do autor” porque são essas autoras e esses autores que, por meio de suas criações, nos ajudam a construir a editora, diariamente. Todas as terças e sábados, você verá no nosso site o que nossa turma escolheu compartilhar.
*
Sérgio Haddad, autor de O EDUCADOR: UM PERFIL DE PAULO FREIRE, bateu um papo com o Mario Santin, assistente editorial, sobre educação em tempos de pandemia:
Sérgio Haddad nasceu em 1949, em São Paulo. Doutor em história e filosofia da educação pela USP, é professor, pesquisador e ativista social. Participou da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da Capes, e de diversos conselhos de entidades da sociedade civil. Pela Todavia, publicou o livro O EDUCADOR: UM PERFIL DE PAULO FREIRE (2019).
--------------------------------------------------
Ricardo Aleixo, autor de PESADO DEMAIS PARA A VENTANIA, enviou três de seus poemas mais recentes:
poema 1
poema 2
poema 3
Um outro sol
A cidade está muito
feia suja fedida infecta
sitiada amedronta-
da ou quase totalmen-
te entregue à sua
sempre branca letal
fantasmagoria.
Sim está mas nunca
não o bastante para
impedir que algum
novo negro amor ex-
ploda em pleno meio
da tarde de uma qual-
quer morna terça-feira
como imprevista flor
no asfalto e reinvente
tudo — da voz do vento
à fresta no peito
por onde quem sabe
um dia nasça um outro
sol nosso de cada dia.
Ricardo Aleixo nasceu em Belo Horizonte, em 1960. É poeta, músico e artista plástico. Estreou em 1992, com FESTIM. Desde então publicou livros como IMPOSSÍVEL COMO NUNCA TER TIDO UM ROSTO, MODELOS VIVOS e ANTIBOI. Como performer, já se apresentou na Europa e, mais recentemente, na Flip de 2017. Pela Todavia, publicou o livro PESADO DEMAIS PARA A VENTANIA (2018).