Os ratos,

Dyonelio Machado

Um passeio pelas ruas e ladeiras, pelos cafés e pelas tabacarias da Porto Alegre da década de 1930

O livro

Naziazeno Barbosa, funcionário público, tem apenas um dia para liquidar uma dívida de 53 mil-réis com o leiteiro. Ou, então, terá seu fornecimento de leite cortado. Em 28 capítulos curtos, acompanhamos a perambulação do pobre homem por uma então provinciana Porto Alegre. De bonde ou a pé, ele atravessa ruas e praças mergulhado em um estado de angústia existencial, o tempo todo atrás de uma solução. Publicado em 1935, pouco antes da instauração do Estado Novo, este romance vertiginoso e inconformista acompanha a modesta odisseia de um homem comum e sua busca obsessiva, quase delirante, pela sobrevivência num mundo hostil. Esta edição conta com posfácio de Davi Arrigucci Jr.

Por que publicamos

Escrito em diálogo com as tendências urbanas do início do século XX, OS RATOS é um pequeno clássico da literatura brasileira.

O autor

Dyonelio Machado nasceu em Quaraí (RS), em 1895. De origem pobre, aproximou-se das letras trabalhando como servente num jornal. Psiquiatra de formação, publicou contos e romances, como ENDIABRADOS (Prêmio Jabuti de 1981) e OS RATOS, sua obra-prima. Morreu em Porto Alegre, aos 89 anos.

GÊNERO Ficção brasileira
CAPA Zansky
FORMATO 13,5 × 20,8 × 1,2 cm
PÁGINAS 192 PESO 0,260 kg
ISBN 978-65-5692-364-2
ANO DE LANÇAMENTO 2022
doo.is