Memórias de um urso-polar,

Yoko Tawada

Uma surpreendente história de três gerações de ursos-polares

O livro

Em 2006, um urso-polar bebê chamado Knut foi rejeitado por sua mãe e criado por um tratador do zoológico de Berlim — tudo isso sob os holofotes da mídia global. Aturdidos, os fãs do pequeno animal se perguntavam como um ser tão fofo poderia ter sido abandonado. Entre eles estava Yoko Tawada, escritora japonesa radicada na Alemanha desde 1982. Dando voz a três gerações de ursos-polares — avó, mãe e filho —, artistas de talento, a autora apresenta um romance estranho e encantador, iluminado pela sua inteligência penetrante e peculiar. História que, embora protagonizada por animais, revela como nós, humanos, nos comunicamos com nossos próprios sentimentos em meio aos eventos do século XX.

Por que publicamos

Uma surpreendente história de três gerações — avó, mãe e filho — de ursos-polares, cobrindo boa parte do século XX e os eventos que moldaram o mundo do nosso tempo.

A autora

Yoko Tawada nasceu em Tóquio, em 1960, mudou-se para Hamburgo aos 22 anos e vive em Berlim desde 2006. Escrevendo em japonês e alemão, publicou diversos livros — romances, poemas, peças teatrais e ensaios. Recebeu prêmios importantes, como o Prêmio Akutagawa, o Prêmio Adelbert von Chamisso, o Prêmio Tanizaki, o Prêmio Kleist e a Medalha Goethe.

trecho

Trecho do livro

Escrever: um ato estranho. Quando olhei para a frase que havia acabado de colocar no papel, senti vertigem. Onde estou agora? Entrei em minha história e desapareci nela. Para voltar, afastei meu olhar do manuscrito e deixei-o focar na janela até que eu finalmente estivesse de volta ao aqui e agora. Mas onde é o aqui? E quando é o agora? A noite tinha atingido sua peculiar profundidade. Parei na janela do meu quarto de hotel e olhei para a praça lá fora, que lembrava um palco, talvez pela luz circular que um poste criava ao redor de si. Um gato dividiu a luz em dois com seus passos imponentes. Na vizinhança, predominava um silêncio [leia mais]

GÊNERO Ficção estrangeira
TRADUÇÃO Lúcia Collischonn de Abreu, Gerson Roberto Neumann
CAPA Alyssa Cartwright
FORMATO 14x21x1,8 cm
PÁGINAS 272 PESO 0,360 kg
ISBN 978-85-88808-98-0
ANO DE LANÇAMENTO 2019

O que estão falando sobre o livro

“Um romance com ecos de Kafka.”
The Economist

Full Squad