História de Joia,

Guilherme Gontijo Flores

Um livro notável sobre um país que se reinventa a cada esquina

O livro

Joia passeia por seu bairro e realiza seus afazeres diários. Quem é Joia? O que faz essa pessoa ser quem ela é? Pelos olhos que a rodeiam, conhecemos apenas fragmentos de Joia. Cabe ao leitor juntar esses fragmentos e, a partir de visões tão distintas, formar seu próprio retrato de Joia. Como num jogo de espelhos, a história de Joia ilumina também as vidas que a cercam, e aos poucos forma-se um painel não só de uma pessoa, mas de um lugar e seus habitantes, de seus códigos e formas de vida. Ao fim e ao cabo, o espelho pode se voltar também ao leitor, que a cada estilhaço da vida de Joia se verá diante daquela velha pergunta: “quem somos?”, e “por que somos o que somos?”.

Por que publicamos

O primeiro romance de uma das grandes vozes da nova poesia brasileira.

O autor

Guilherme Gontijo Flores nasceu em Brasília, em 1984. Poeta, tradutor e ensaísta, recebeu os prêmios APCA e Jabuti por sua tradução de A ANATOMIA DA MELANCOLIA, de Robert Burton. É autor, entre outros, de BRASA ENGANOSA (Patuá, 2013) e CARVÃO :: CAPIM (Editora 34, 2018). Pela Todavia, publicou também POTLATCH (2022).

trecho

Trecho do livro

A estrutura do banheiro é minúscula e a essa hora do dia já cheira um pouco mal, pelo uso constante das últimas horas; mesmo com os produtos de limpeza e com a circulação do saco de lixo de tempos em tempos, já começa agora a incomodar pelo acúmulo do ar; como numa longa viagem de ônibus, o cheiro se espalha um pouco no entorno, mas é ainda possível fingir que não, de modo que tudo segue seu ritmo cotidiano, numa passada rápida e desatenta. Por isso entra rápido, sem deixar a porta de todo aberta, entra com uma fisgada do pescoço, que desce pela coluna e trava quase o começo da lombar, numa peça inteira que não consegue mais olhar p [leia mais]

GÊNERO Ficção brasileira
CAPA Rafael Sica
FORMATO 14x21x0,8 cm
PÁGINAS 88 PESO 0,135 kg
ISBN 978-85-88808-80-5
ANO DE LANÇAMENTO 2019
doo.is