Capitalismo sem rivais,

Branko Milanović

Um ensaio provocativo e inteligente de um dos maiores especialistas em desigualdade da atualidade

O livro

Baseado em farta documentação e análise de dados, o economista sérvio-americano Branko Milanović demonstra que o capitalismo acabou por se tornar o único sistema econômico vigente. Com erudição e didatismo, o autor mostra as diferenças entre os dois capitalismos predominantes — o político, exemplificado pela China, e o meritocrático liberal representado, em especial, pelos Estados Unidos —, as formas como se relacionam entre si e a constituição de suas desigualdades internas. Investigando as formas atuais do capitalismo e conjecturando sobre seu futuro, Milanović oferece soluções criativas para aperfeiçoar um sistema incontornável — mas ainda atravessado por injustiça e desigualdade.

Por que publicamos

Um relato didático e provocativo sobre a consolidação do capitalismo e o futuro do sistema econômico que domina o mundo.

O autor

Branko Milanović nasceu em 1953, em Belgrado, na Sérvia. Referência nos estudos de desigualdade e distribuição de renda, foi economista-chefe do departamento de pesquisa do Banco Mundial. Atualmente, Milanović é professor no Graduate Center da City University de Nova York.

trecho

Trecho do livro

Há uma velha ideia, defendida por autores consagrados como Platão, Aristóteles e Montesquieu, segundo a qual um sistema político ou econômico se sustenta ao manter uma relação harmoniosa com os comportamentos e os valores prevalecentes em uma determinada sociedade. Trata-se de algo certamente verdadeiro no capitalismo atual. O capitalismo tem sido notavelmente bem-sucedido em incutir nas pessoas os seus objetivos como sistema, induzindo-as ou persuadindo-as a adotarem suas metas e construindo, assim, uma convergência extraordinária entre o que o capitalismo necessita para sua expansão, de um lado, e as ideias, os anseios e os valore [leia mais]

Há uma velha ideia, defendida por autores consagrados como Platão, Aristóteles e Montesquieu, segundo a qual um sistema político ou econômico se sustenta ao manter uma relação harmoniosa com os comportamentos e os valores prevalecentes em uma determinada sociedade. Trata-se de algo certamente verdadeiro no capitalismo atual. O capitalismo tem sido notavelmente bem-sucedido em incutir nas pessoas os seus objetivos como sistema, induzindo-as ou persuadindo-as a adotarem suas metas e construindo, assim, uma convergência extraordinária entre o que o capitalismo necessita para sua expansão, de um lado, e as ideias, os anseios e os valores das pessoas, do outro. O capitalismo foi muito mais bem-sucedido do que seus rivais ao criar a condição necessária, segundo o filósofo político John Rawls, para a estabilidade de qualquer sistema, a saber: que em suas ações cotidianas os indivíduos expressem — e assim reforcem — os principais valores nos quais se baseia o sistema social. O domínio do capitalismo no mundo todo se dá, porém, com dois tipos diferentes de capitalismo: o capitalismo meritocrático liberal, que se desenvolveu progressivamente no Ocidente ao longo dos últimos duzentos anos (tema do capítulo 2), e o capitalismo político ou autoritário liderado pelo Estado, cujo exemplo maior é a China, mas que existe também em outras partes da Ásia (Singapura, Vietnã, Burma) e em regiões da Europa e da África (Rússia e países do Cáucaso, Ásia Central, Etiópia, Argélia, Ruanda), tema do capítulo 3.

GÊNERO Não ficção estrangeira
TRADUÇÃO Bernardo Ajzenberg
CAPA Daniel Trench
FORMATO 13,5 × 20,8 × 2,3 cm
PÁGINAS 376 PESO 0,480 kg
ISBN 978-65-5114-024-2
ANO DE LANÇAMENTO 2020

O que estão falando sobre o livro

“Um dos maiores pesquisadores de desigualdade na atualidade, Milanović se vale de um minucioso trabalho de dados para examinar o presente e o futuro do capitalismo em seu mais novo livro.”
Laura Carvalho, autora de VALSA BRASILEIRA (Todavia, 2018), no Nexo

“[Milanović] pertence a uma nova geração de economistas embasados na análise de dados que ajudou a rastrear o que aconteceu com a distribuição de renda nos últimos anos.”
Liaquat Ahamed, The New Yorker

“Um livro extremamente valioso para quem deseja aprender sobre os temas atuais da pesquisa econômica e sua influência no debate político.”
Matt Mazewski, Commonweal

“Uma tentativa de entender a nova ordem mundial e o que poderia resultar dela. Por isso, [Capitalismo sem rivais] merece ser lido […]”
New York Journal of Books

“Poucos economistas podem competir com a impressionante erudição [de Milanović], ou com sua habilidade de tecer figuras aparentemente díspares com ideias filosóficas complexas para produzir uma tese coerente e altamente relevante para nossos tempos.”
ProMarket

doo.is