Apagando o incêndio,

Ben S. Bernanke, Timothy F. Geithner, Henry M. Paulson Jr.

Um relato claro e conciso da catástrofe financeira de 2008-9 pelos três homens que arquitetaram as saídas para a crise

O livro

Desde que o mundo se viu diante de uma pandemia, no início de 2020, a economia global entrou em parafuso. Não por acaso, voltaram ao debate as soluções adotadas no passado para conter tempestades financeiras. Em 2008, uma crise financeira de grandes proporções provocou tempestade igualmente alarmante, mas os resultados poderiam ser ainda mais catastróficos não fossem as soluções controversas adotadas pelos “bombeiros” que assinam este livro. Sem economês, Ben Bernanke, Tim Geithner e Henry Paulson lembram o que fizeram e como procederam, conduta fundamental neste momento em que o incêndio causado pelo vírus ainda arde na vida de milhões de pessoas.

Por que publicamos

Sem economês, Ben Bernanke, Tim Geithner e Henry Paulson, os arquitetos da saída da crise financeira de 2008-9, relatam uma a uma as medidas controversas, mas necessárias para evitar uma depressão como a de 1929.

Os autores

Ben S. Bernanke foi presidente do Federal Reserve entre 2006 e 2014. Timothy F. Geithner foi presidente do Federal Reserve Bank de Nova York entre 2003 e 2009. Henry M. Paulson Jr. foi secretário do Tesouro dos Estados Unidos entre 2006 e 2009.

trecho

Trecho do livro

O exemplo de liderança no processo político vem de cima. Em um momento extraordinariamente perigoso em nossa história, os presidentes Bush e Obama tiveram a coragem política de apoiar intervenções tremendamente impopulares, mas fundamentais, no sistema financeiro. E embora tivéssemos nossa parcela de reclamações em relação ao Congresso, os líderes legislativos republicanos e democratas se uniram quando se tratou de apoiar os esforços politicamente tóxicos de estatizar Fannie Mae e Freddie Mac e depois resgatar todo o sistema financeiro, as duas últimas medidas legislativas importantes a serem aprovadas com apoio bipartidário signifi [leia mais]

GÊNERO Não ficção estrangeira
TRADUÇÃO Pedro Maia Soares
CAPA Celso Longo
FORMATO 13,5 × 20,8 × 1,7 cm
PÁGINAS 272 PESO 0,350 kg
ISBN 978-65-5692-009-2
ANO DE LANÇAMENTO 2020

O que estão falando sobre o livro

“Agradeço por não ter tido que fazer o trabalho desses ‘bombeiros’. Aprendi muito com este livro. As lições que traz para o futuro o tornam leitura obrigatória para todos os formuladores de políticas públicas.”
Warren Buffett

“Se o que esses três homens fizeram durante a crise financeira não tivesse sido feito, o mundo teria, na minha opinião, experimentado uma segunda grande depressão. Isso torna a história contada neste pequeno livro fascinante e importante.”
Martin Wolf, Financial Times

“Uma cartilha sobre por que a crise foi possível (e por que, mesmo assim, quase ninguém a previu), uma imagem sobre como a crise e o resgate financeiro se desenrolaram, e um aviso assustador sobre o futuro.”
Paul Krugman, New York Times

“Um relato claro e conciso que ilustra por que os incêndios financeiros devem ser previstos para que sejam controlados.”
Kirkus

“Todos os tipos de leitores encontrarão [em Apagando o incêndio] um resumo acessível da crise, mas seu valor primordial deriva das explicações e das defesas que os autores fazem das medidas drásticas, porém necessárias, que foram adotadas, e da avaliação d”
Library Journal

doo.is