A guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil ,

Bruno Paes Manso e Camila Nunes Dias

Reportagem de alta temperatura

O livro

Este livro é uma reportagem capaz de fixar a fisionomia do crime no Brasil. Os autores obtiveram relatos inéditos de integrantes das facções criminosas e contam essa história sob um ângulo revelador. Quem assumiu a dianteira desse processo foi o PCC, responsável por um grau inédito de organização nos pre¬sídios brasileiros. Criada em 1993, a facção passou a ditar as regras do crime nas prisões de São Paulo, impôs sua influência sobre outros estados e agora se internacionaliza a uma velocidade vertiginosa, valendo-se de expedientes cada vez mais violentos. Nunca essa realidade foi retratada com tintas tão fortes.

Por que publicamos

O livro comprova a falência da segurança pública no Brasil. Os autores entrevistaram diversos integrantes do PCC e revelam as entranhas das organizações criminosas.

O autor

Bruno Paes Manso é jornalista, economista e doutor em ciência política pela USP. É autor de O HOMEM X (Record) e HOMICIDES IN SÃO PAULO (Springer). Camila Nunes Dias é doutora em sociologia pela USP e professora da Universidade Federal do ABC. É autora de PCC: HEGEMONIA NAS PRISÕES E MONOPÓLIO DA VIOLÊNCIA (Saraiva)

trecho

Trecho do livro

A maior e a mais mortal sequência de assassinatos em massa da história do sistema carcerário, do Brasil e do mundo, teve iní­cio no dia 16 de outubro de 2016, na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Roraima. A situação do presídio era precá­ria, como em boa parte do país. Perto de 1,5 mil presos convi­viam num espaço para 750 pessoas, o que abria brechas para a criatividade. Em Monte Cristo, os presos construíram uma pe­quena vila no terreno da penitenciária com lojinhas, uma igreja e até academia de ginástica, com barracas feitas de lona, pla­cas de madeira e embalagens de marmitex. A aparente flexibilidade das autoridades r [leia mais]

GÊNERO não ficção
CAPA Pedro Inoue
FORMATO 14x21x2,1 cm
PÁGINAS 344 PESO 0,450 kg
ISBN 978-85-88808-03-4
ANO DE LANÇAMENTO 2018

O que estão falando sobre o livro

“Nunca vi descrição tão detalhada e análise tão profunda dos acontecimentos que levaram à formação das quadrilhas que hoje disputam a hegemonia no mundo do crime.”
Drauzio Varella

Full Squad