#TítuloDeLeitor
Confira aqui as etapas de regularização do título para as eleições de 2022.
O voto é a base de qualquer sistema democrático e é direito e dever de todo cidadão, embora nem sempre tenha sido assim. Por grande parte da história da humanidade, votar era restrito a quem compunha uma camada privilegiada da sociedade. Hoje, todas as pessoas têm esse direito assegurado pela Constituição. Por isso, é de extrema importância que todos com mais de 16 anos exerçam seu direito de participar do processo democrático do nosso país.
Para que você não seja barrado na grande "festa da democracia", é necessário passar por algumas etapas:
Se você tem entre 16 e 18 anos
E ainda não tirou o título, pode fazer isso sem sair de casa. Basta separar comprovante de residência atualizado, documento de identificação com foto, comprovante de quitação com o serviço militar (válido apenas para homens) e seguir todos os passos indicados no site do TSE. O vídeo abaixo explica com detalhes esse processo. Veja:
Se você tem mais de 18 anos
e precisa saber se o seu título está em situação regular, basta acessar esta página do TSE, fazer a busca por nome, CPF ou número do título de eleitor e verificar a sua situação cadastral.
Basta inserir seu nome, CPF ou número do título de eleitor para consultar a sua situação eleitoral. (Fonte: tse.jus.br)
Para estar em dia com a Justiça Eleitoral, você deve ter votado regularmente nas últimas eleições, ter justificado as ausências, atendido às convocações da Justiça Eleitoral (para quem é chamado para trabalhar como mesária ou mesário, por exemplo) ou ter pagado as multas que tiverem sido aplicadas.
Sobre as multas e biometria
Caso você tenha multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, é necessário emitir o boleto para pagamento no site do TSE por meio do serviço “Consulta de débitos do eleitor”, em: Quitação de multas.
Eleitores com título em situação regular, mas que não coletaram os dados biométricos poderão votar em 2022 (Fonte: tse.jus.br)
Além disso, estão circulando alguns boatos na internet afirmando que eleitores que não coletaram os dados biométricos serão impedidos de votar. Fomos pesquisar na Justiça Eleitoral e verificamos que a notícia é falsa. Eleitores com situação regular, mas que ainda não possuam o cadastro biométrico, poderão votar normalmente.
O prazo para a regularização do título de eleitor acaba no dia 4 de maio de 2022. Não perca tempo nem a chance de fazer valer o seu direito!
#TítuloDeLeitor