[N.A.] Antonio Hermida compartilha aqui seu diário da quarentena

Por Equipe Todavia

A maior parte das coisas aqui na editora é feita por diversas pessoas em conjunto. E não porque temos uma equipe numerosa; ao contrário: pelo tamanho enxuto é que precisamos construir praticamente tudo de forma coletiva.

Completamos dois meses de isolamento e decidimos que não dá mais para ficar tão longe dessa turma — escritoras e escritores, designers gráficos, ilustradoras e ilustradores, tradutoras e tradutores. Fizemos, então, um convite aberto a esse pessoal: o que vocês gostariam de compartilhar com os leitores da Todavia neste período?

Este é o [N. A.]. 

Emprestamos a abreviação “nota do autor” porque são essas autoras e esses autores que, por meio de suas criações, nos ajudam a construir a editora, diariamente. Todas as terças e sábados, você verá aqui o que nossa turma escolheu compartilhar.

Obrigada pela visita :) 

#VamosVirarEssaPágina

 

*

 

Antonio Hermida é desenvolvedor de livros digitais. Criou uma lista de organizações e grupos que precisam ainda mais de doações nesse momento. 

 

Uma lista de doação e suporte

 

Falar sobre a quarentena, para mim, hoje ao menos, acaba sendo como falar sobre um tipo peculiar de tempo presente, um tempo presente que não se limita em ser sequencial e que consegue, ao mesmo tempo, mostrar-se também suspenso. Não sei se faz sentido, mas é como se o tempo estivesse mais pairando sobre mim do que eu sendo transpassado por ele.

Bem, mas esse é um recorte, um pouco de como percebo essa sombra subjetiva que é o tempo e que em nada tem a ver sobre como me sinto em relação ao que nos rodeia.

Ao nosso redor, minha esposa e eu compartilhamos o privilégio que é ter um quintal e, em contrapartida, entender o tamanho desse privilégio, particularmente nesse momento, que se distende indefinidamente. E a consciência desse privilégio é esmagadora, quase uma ofensa para mim. 

Bem no início, como muita gente, acreditei na necessidade de algo como um projeto, algo que, de certa forma, documentasse o período e, mais importante do que isso, a passagem dele.

E para não dizer que não criei nada, nas primeiras semanas fiz alguns vídeos bem curtos (com média de 1min) de passeios de moto ao redor do bairro que mal tivemos a chance de conhecer, uma vez que nos mudamos pouco antes do início do isolamento.

Mas, honestamente, editar um vídeo, ainda que toscamente, é um trabalho dos infernos e desisti dos Passeios do fim do mundo. 

Diante da impossibilidade de continuar com essa versão pobre e moderna de um Viagens na minha terra, tentei me obrigar a escrever em meu blog pessoal — que hoje mais se assemelha a um obituário —, o nadadeimportanteaconteceuhoje.com, mas, exceto por um texto (que até se relaciona com o momento), não houve mais nenhuma incursão na escrita.

Os jogos, os filmes e os livros que adentraram minha quarentena não mudaram significativamente, dessa forma, uma lista feita para esse período seria um retrato de qualquer outro momento da minha vida. Mesmo as músicas, que escuto às vezes, como agora, caminhando pela casa, são as mesmas de sempre (como o álbum White Lunar que, ainda que parcialmente, escuto ao menos uma vez por semana).

Parei um pouco e andei até a janela tentando pensar em algo que se assemelhasse a uma lista para compartilhar aqui e, novamente, vi o quintal, e me vi, outra vez, consciente do tamanho do privilégio que alguns de nós temos quando, voltando pra mesa, esbarrei com um panfleto do circo que havia chegado na cidade duas semanas antes da quarentena.

Com a impossibilidade de realizar os espetáculos, a renda destes artistas (que ficaram presos na cidade, sem ter outro destino possível à vista) foi cortada e eles se viram obrigados a pedir dinheiro aos moradores.

De repente, parece-me óbvia a lista que gostaria de compartilhar com vocês, pois se trata de uma lista que já fazia parte da nossa rotina, mas que foi revisitada e ampliada com a/pela quarentena, uma lista, enfim, de doação e suporte aos que encontram sua existência ainda mais ameaçada diante dessa nova realidade.

 

Padre Júlio Lancellotti - https://www.instagram.com/padrejulio.lancellotti/

Casa Um - http://www.casaum.org

Cão Sem Dono - http://www.caosemdono.com.br

Sozed - https://www.facebook.com/SOZEDRJ/

SP invisível - http://www.spinvisivel.org

Abrigo Bezerra de Menezes - https://www.abrigobezerrademenezes.org.br

Marcelinho Protetor - http://www.marcelinhoprotetor.com.br

 

--------------------------------------------------

Antonio Hermida é desenvolvedor de livros digitais e colaborador da Todavia.

doo.is