Palavrear
Ricardo Aleixo

Ensino Médio / CÓDIGO 0312L18601130IL

Um olhar sobre a ancestralidade africana, a família e a busca por afirmação em nossa sociedade. Seleção com o melhor de um dos mais importantes poetas brasileiros de hoje.

TEMAS: protagonismo juvenil, racismo, cidadania, diálogos com a sociologia e a antropologia, projetos de vida / GÊNERO Poesia / PÁGINAS 80

O autor

Ricardo Aleixo nasceu em Belo Horizonte, em 1960. É poeta, músico, produtor cultural, artista plástico e editor. Estreou na poesia em 1992, com Festim. Desde então publicou livros representativos como Pesado demais para a ventania.

Manual do Professor

O livro

Esta antologia de Ricardo Aleixo, um dos maiores poetas contemporâneos do Brasil e também um performer, reúne mais de três décadas de escrita rigorosa e humanista. Temas como o racismo, a ancestralidade africana, a família, a vida urbana e o sentimento afetivo se depreendem de seus versos, que apresentam as grandes questões da sociedade brasileira – tudo isso ancorado em uma perspectiva de resistência literária popular e sofisticada.
A poesia de Aleixo traz ainda a influência de grandes líricos como Castro Alves e Carlos Drummond de Andrade, além de compositores populares como Caetano Veloso, Milton Nascimento e Mano Brown.

Leia um trecho do livro

Assista o autor na flip 2017

Full Squad