Roberto Carlos: por isso essa voz tamanha,

Jotabê Medeiros

Uma bem-sucedida tentativa de compreender um dos maiores nomes de nossa música

O livro

Ninguém na música brasileira é mais popular do que Roberto Carlos. No entanto são poucas as fontes acessíveis – não apenas a seus inúmeros fãs, mas também a qualquer interessado na cultura brasileira – capazes de traçar, sem arroubos de tiete ou tintas sensacionalistas, o percurso desse artista singular. Publicada no momento em que o artista completa 80 anos, esta biografia de Jotabê Medeiros consegue justamente esse feito. A complexidade de um cantor das multidões que cativou artistas da vertente “intelectual” da MPB surge aqui com toda nitidez, assim como o lado menos edificante do artista.

Por que publicamos

Uma obra singular, interessada em compreender a complexidade de um ídolo nacional. É um livro que o debate cultural brasileiro há tempos faz por merecer.

O autor

Nascido em 1962, o repórter e crítico musical Jotabê Medeiros já atuou nas principais redações do país. É autor das biografias de Belchior e Raul Seixas, publicadas pela Todavia.

trecho

Trecho do livro

Em dezembro de 2003, durante uma das coletivas de imprensa anuais de Roberto Carlos, eu estava com outra centena de jornalistas no auditório de um hotel em Copacabana, no Rio, à espera da chegada do cantor. Eu estava na primeira fila. À minha direita, sentou-se um jornalista que, ao puxar conversa, notei que não era brasileiro, tinha um sotaque indubitavelmente norte-americano. Ele se identificou como Larry Rohter, então correspondente do diário The New York Times, e me contou que havia descoberto, abrindo os arquivos do jornal, que Roberto, apesar de ser provavelmente o mais popular artista da música da América Latina, não tinha si [leia mais]

GÊNERO Não ficção brasileira
CAPA Renata Mein | Elohim Barros
FORMATO 13,5 × 20,8 × 2,9 cm
PÁGINAS 512 PESO 0,635 kg
ISBN 978-65-5692-123-5
ANO DE LANÇAMENTO 2021
doo.is