O Brasil e seu duplo,

Luiz Eduardo Soares

Uma discussão sobre os extremismos que marcam o momento político do país

O livro

Quando Lula foi preso, em 2018, abrindo caminho para o triunfo eleitoral de Bolsonaro, o país mudou: desfez-se o consenso em torno do pacto constitucional, de natureza social-democrata. Desde então, afirmou-se uma direita radical que se contrapõe aos liberais e às esquerdas não só em matéria de prioridades e políticas públicas, mas também no plano ideológico. Como chegamos a essa situação? Quais seus pressupostos históricos e estruturais? Este livro enfrenta essas perguntas com brilhantismo e sagacidade.

Por que publicamos

Com a lucidez de sempre, Luiz Eduardo Soares explica nossa época de turbulência e disrupção.

O autor

Luiz Eduardo Soares é cientista político, antropólogo, professor da UERJ e ex-secretário nacional de Segurança Pública. É autor de RIO DE JANEIRO: HISTÓRIAS DE VIDA E MORTE, entre outros.

trecho

Trecho do livro

A metáfora “deslocamento de placas tectônicas”, que neste livro aplico à dinâmica da migração, por sua magnitude, ocorreu-me em 2013, quando senti nas ruas a palpitação rumorosa da massa, a energia pulsando, inclusive a alegria da participação. Aqueles foram momentos de festa, a festa da rebeldia indignada, a celebração do protagonismo reencontrado. O Brasil se revoltava porque melhorara, reduzindo a pobreza, embora as desigualdades continuassem colossais. Os últimos dez anos tinham sido vividos numa clave positiva, o que elevara as expectativas e potencializara os atores sociais para reivindicar muito mais, em particular, melhores [leia mais]

GÊNERO Não ficção brasileira
CAPA Daniel Trench
FORMATO 13,5 × 20,8 × 1,7 cm
PÁGINAS 272 PESO 0,360 kg
ISBN 978-65-80309-56-6
ANO DE LANÇAMENTO 2019
doo.is