Euclides da Cunha: uma biografia,

Luís Cláudio Villafañe G. Santos

A trajetória de Euclides da Cunha recontada em todos os seus lances de realização e tragédia

O livro

Euclides da Cunha viveu apenas 43 anos, mas foi militar, engenheiro, jornalista, cientista, literato e cartógrafo. E a despeito da abundância de fontes, alguns episódios de sua vida continuam pouco conhecidos, como a expedição à Amazônia e a passagem pelo Itamaraty. Esta biografia traz ainda novas interpretações para eventos conhecidos, sublinhando contradições entre o discurso e os fatos. Nunca para diminuir o personagem, e sim para realçar sua profunda humanidade.

Por que publicamos

Euclides da Cunha viveu relativamente pouco, mas foram anos movimentados. Esta biografia traz novas interpretações para eventos conhecidos, sublinhando contradições entre o discurso e os fatos, a autoimagem e a realidade.

O autor

Luís Cláudio Villafañe G. Santos nasceu no Rio de Janeiro, em 1960. Diplomata, é autor de JUCA PARANHOS, O BARÃO DO RIO BRANCO, entre outros livros.

trecho

Trecho do livro

A vida e a obra de Euclides da Cunha despertam grande interesse, e não apenas dos estudiosos de literatura e de outras áreas do conhecimento, como história, antropologia, sociologia, geografia e geologia. Também seguem atraindo a curiosidade do público em geral. Euclides viveu relativamente pouco. No entanto, os seus 43 anos de existência física foram repletos de aventuras, como nos meses que passou na Bahia, durante a última campanha do Exército contra Antônio Conselheiro e seus seguidores, e o pouco mais de um ano em que liderou uma expedição na Amazônia até as nascentes do rio Purus, já adentrando o que hoje é reconhecido como te [leia mais]

GÊNERO Não ficção
CAPA Daniel Trench
FORMATO 13,5 × 20,8 × 2,6 cm
PÁGINAS 432 PESO 0,540 kg
ISBN 978-65-5692-142-6
ANO DE LANÇAMENTO 2021
doo.is