Cantagalo,

Fernanda Teixeira Ribeiro

A saga do cafezal Cantagalo e de suas mulheres

O livro

Ambientado no começo do século XX, CANTAGALO narra a trajetória de uma família marcada por um casamento arranjado incomum entre a herdeira de uma fazenda de café e o filho de uma escravizada com um homem branco. A partir dessa união se desdobra a história de suas descendentes, empregadas e moradoras dos arredores. Vencedor do Prémio Revelação Literária UCCLA, o livro costura a vida das mulheres que vivem no cafezal à realidade de um lugar e um momento histórico bem delimitados — a Minas Gerais do pós-abolição. Numa linguagem expressiva, este romance de estreia se impõe, de forma imediata, como uma alegoria de um Brasil de ontem e de hoje.

Por que publicamos

Com grande força narrativa este romance apresenta uma história sobre tradição, raça e revolta. Uma narrativa sobre mulheres que — apesar de todos os obstáculos — sobrevivem e prosperam.

A autora

Fernanda Teixeira Ribeiro nasceu em Uberaba (MG), em 1984. Atua como pesquisadora no campo da neurobiologia das emoções e como jornalista e editora de ciência. Com CANTAGALO, seu livro de estreia, venceu o Prémio Revelação Literária UCCLA-CM Lisboa. Vive em São Paulo.

GÊNERO Ficção brasileira
CAPA Violaine Cadinot
FORMATO 13,5 × 20,8 × 1,7 cm
PÁGINAS 288 PESO 0,370 kg
ISBN 978-65-5692-777-0
ANO DE LANÇAMENTO 2025
doo.is